Quais são as vantagens de entrar cedo no mercado de trabalho?

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Uma das maiores críticas ao vestibular é que ele é feito muito cedo. Aos 17 anos ou 18 anos de idade, você já precisa escolher o que quer fazer por, basicamente, a vida toda. Mas a verdade é que, em um contexto geral, entrar no mercado de trabalho o mais cedo possível pode trazer vantagens inesperadas.

Logo depois de se formar ou durante a faculdade, dar os primeiros passos no mercado de trabalho o quanto antes pode ser uma forma de expandir seus horizontes, cometer erros e descobrir qual caminho é o melhor para você.

Uma visão mais específica

(Fonte: Giphy)

Ficar perdido nos primeiros anos de faculdade é muito comum. Quais são as matérias optativas que você deve fazer? Quais são os melhores programas de extensão? Muitos alunos só vão ter uma ideia mais clara depois de 1 ano ou 2 anos de estudos. A essa altura, muitos trocam de curso.

A falta de experiência é um dos grandes motivos. Quem já está no mercado de trabalho tem uma ideia mais clara de como a área funciona, quais são os empregos possíveis e o que cada vaga exige para ser preenchida. Fazer escolhas dentro e fora da faculdade fica mais fácil com essa perspectiva.

Mais segurança

(Fonte: Giphy)

Durante a graduação, mas também em outras situações, muitos jovens deixam de aproveitar oportunidades por conta da insegurança. Não se apresentar em um congresso porque não sabe falar em público ou não entrar em um programa de pesquisa porque não tem conhecimento na área são algumas situações comuns.

Quem já tem experiência costuma ter mais segurança nessas situações. Além de oferecer ocasiões similares, o trabalho serve como um apoio, incentivando quem está na faculdade a aproveitar todas as oportunidades e ajudando no amadurecimento profissional.

Mais tempo para corrigir os erros

(Fonte: Giphy)

Entrar cedo no mercado de trabalho é uma forma de criar mais tempo em sua vida profissional. Mesmo que pareça uma situação ruim para alguns, trocar de curso, de projeto ou de emprego ao longo carreira é normal. Às vezes, percebemos que aquilo a que estamos nos dedicando não é o ideal e precisamos mudar.

Quanto mais cedo você entra no mercado de trabalho, mais pode aproveitar as oportunidades, experimentar novas situações, mudar de ideia e se permitir errar. Ainda que nunca seja tarde demais para mudar, quanto mais cedo você fizer isso, melhor pode aproveitar o que tem.

Mais autonomia

(Fonte: Giphy)

O mercado de trabalho nem sempre oferece exatamente o rumo que você quer percorrer. E, quando não se tem experiência, é difícil estabelecer objetivos. Começar cedo é uma forma de descobrir seus objetivos e traçar suas metas para alcançá-los. Assim, você vai ter mais autonomia, criando e escolhendo o caminho que quer trilhar.

Como começar sua jornada no mercado de trabalho?

(Fonte: Giphy)

Seus passos iniciais no mercado de trabalho não têm um roteiro fixo. São muitas as oportunidades que podem levar ao primeiro emprego e, a partir daí, ao crescimento profissional. Sendo assim, como descobrir qual caminho trilhar?

Entrar no mercado de trabalho é apenas o primeiro passo. Aproveite suas oportunidades, descubra do que gosta e crie sua própria jornada. Quanto mais cedo, melhor.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

3792cookie-checkQuais são as vantagens de entrar cedo no mercado de trabalho?