Uma sólida formação acadêmica e cursos complementares nem sempre são suficientes para que você consiga a tão sonhada vaga de emprego na companhia dos seus sonhos. Mais do que boa base teórica e experiências na bagagem, as empresas buscam uma série de comportamentos, em geral, adequados à sua cultura organizacional.
Conheça 12 coisas que aumentam as chances dos candidatos na conquista de uma vaga.
1. Adequação aos valores da empresa
Para se comunicar e atuar de forma correta dentro de uma organização, o candidato deve compreender e estar alinhado aos valores e à missão da instituição. O setor de Recursos Humanos pode, inclusive, pesquisar redes sociais para verificar se o pretendente a uma vaga está em conformidade com a visão da empresa.
2. Ética
O ambiente profissional pode ser muito competitivo, e isso faz com que alguns profissionais busquem atalhos desaconselháveis para o sucesso. Dessa forma, a Ética — conjunto de regras morais que regem as relações pessoais e profissionais, algo fundamental tanto na vida privada quanto na empresa — passa a ser um diferencial desejável nos candidatos.
3. Empatia
A capacidade de enxergar o mundo com os olhos de outra pessoa não só proporciona o sentimento de solidariedade, mas também é um comportamento desejado pelas empresas. Comentários negativos e preconceituosos são mal vistos em qualquer ambiente e podem causar problemas profissionais, mesmo quando acontecem fora do trabalho.
4. Comprometimento
A responsabilidade com prazos e com a qualidade do trabalho entregue, bem como o engajamento com as metas e ideias da organização, são essenciais.
5. Resiliência
A resiliência é imprescindível tanto para quem está começando uma carreira quanto para profissionais com um enorme talento reconhecido e anos de experiência. A atitude de lidar com adversidades e assimilar críticas resistindo a pressões externas é um destaque em qualquer processo seletivo.
6. Visão de mercado
Uma ideia do contexto onde a organização está situada é importante para a tomada de decisões, tanto em nível estratégico quanto no cotidiano. Conhecer novidades do mercado e de seus concorrentes é um diferencial para estar sempre à frente de outros postulantes à vaga.
7. Capacidade de liderança
A capacidade de motivar colegas, inspirar equipes, se relacionar bem socialmente e acompanhar as mudanças ao redor fazem parte do perfil de liderança. As empresas procuram líderes capazes de entregar tarefas e mostrar caminhos para superar adversidades.
8. Criatividade
As empresas buscam profissionais que possam oferecer soluções inovadoras. A combinação de formação técnica e habilidades pessoais pode levar a melhorias de processos e ganhos de rentabilidade para as organizações.
9. Proatividade
Um mercado de trabalho dinâmico exige que os profissionais possam se adiantar às dificuldades. Um candidato capaz de transformar problemas em oportunidades, sem a necessidade de ordens diretas todo o tempo, faz parte do perfil que as empresas procuram.
10. Entusiasmo
Profissionais dispostos e apaixonados por seu trabalho, com avidez para aprender e melhorar o ambiente de trabalho, fazem a diferença na rotina das organizações. Demonstrar entusiasmo com a vaga, independentemente da posição e dos benefícios, é um diferencial importante para conquistar um emprego.
11. Objetividade
Um mundo de excesso de estímulos dificulta a manutenção de foco na vida profissional e pessoal. Por isso, as empresas buscam empregados que demonstram objetividade, ou seja, que consigam enfrentar desafios e superar obstáculos de forma concentrada para atingir eficientemente as metas definidas.
12. Equilíbrio
Estar engajado e profundamente comprometido com o trabalho é importante para as organizações. Mas as empresas procuram também pessoas que consigam equilibrar a carreira e a vida pessoal. Hobbies e hábitos saudáveis contribuem com a redução do estresse e a promoção da saúde do profissional e do ambiente de trabalho.
Fonte: Blog do Enem, Canal do Ensino, G1.Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!