6 dicas para aprender uma língua estrangeira em casa

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Habilidades em inglês, espanhol e outras línguas são requisitos básicos para conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho. O aprendizado e o aprimoramento dos conhecimentos em uma língua estrangeira podem ser obtidos sem sair de casa, por meio de sites e aplicativos grátis.

(Fonte: Pixabay)
A internet oferece ferramentas para aumentar o conhecimento em diversas línguas. (Fonte: Pixabay)

Aprender pela internet pode ser uma atividade divertida e estimulante. O aprendizado pode ser realizado por meio de jogos, músicas, filmes, séries e até de interação com falantes nativos de um idioma. Confira seis formas de aprimorar outra língua sem sair de casa.

1. Disciplina é fundamental

(Fonte: Tenor)

Estabelecer uma rotina de estudos é fundamental para um sólido e eficiente aprendizado de um idioma. Quem se dedica a estudar sozinho pela internet precisa ter disciplina para conseguir avanços.

O contato constante com outra língua treina a memória para identificar palavras e estruturas gramaticais. Uma dedicação diária de 15 a 20 minutos, inclusive em finais de semana e feriados, é suficiente para manter o cérebro ativo.

2. Participe de grupos de estudo

(Fonte: Tenor)

O aprendizado de uma língua via internet não significa uma atividade solitária. A interação com outras pessoas pode acelerar a aquisição do conhecimento. O interessado nesse aprendizado pode buscar grupos de estudos em redes sociais ou aplicativos específicos para esse fim.

3. Acesse conteúdos das redes de televisão de outros países

(Fonte: Tenor)

A internet disponibiliza o acesso a informações de diversos países. Muitas empresas nacionais de televisão pública oferecem materiais de ensino de idiomas. Alguns exemplos são: a BBC, com o programa Learning English BBC; a TV5 Monde, que oferece um programa para aprender francês; a RAI, para o italiano; a Deutsche Welle, para o alemão; e a NHK, para o japonês. Além dessas, existem muitas outras.

4. Aproveite a ausência ou existência de legendas

(Fonte: Tenor)

Quem gosta de assistir a séries e filmes na Netflix ou no Amazon Prime pode aproveitar o seu conteúdo predileto para aumentar o contato com uma língua estrangeira. Para tanto, pode assistir ao material com o auxílio da legenda no idioma que pretende aprender, para aumentar o conhecimento sobre a escrita de palavras, ou pode retirar as legendas, a fim de treinar a audição.

5. Converse com nativos

(Fonte: Tenor)

Plataformas como a HelloTalk colocam o interessado em contato direto com nativos da língua desejada e também com outros estudantes de qualquer parte do mundo. Isso ajuda a desenvolver a conversação – habilidade quase impossível de desenvolver sozinho. Além disso, abre a oportunidade para um intenso intercâmbio cultural e futuros relacionamentos pessoais e profissionais.

6. Procure jogos e aplicativos

Saiba como aprender um novo idioma com o Duolingo
(Fonte: Duolingo/Divulgação)

Aplicativos e jogos podem ser usados no computador e no celular para iniciar o aprendizado ou melhorar as habilidades em um idioma. A plataforma Memrise, por exemplo, ajuda os usuários com tarefas divertidas e variadas, oferecendo testes para verificar o conhecimento adquirido. O aplicativo oferece cursos em mais de dez línguas e funciona como rede social.

O Duolingo é um dos aplicativos mais populares para o aprender um novo idioma. O site funciona de forma colaborativa e tem ferramentas didáticas, bem como exercícios em inglês, francês, alemão e espanhol, de forma gratuita. O conteúdo é dividido por temas e trabalham diversas habilidades, como pronúncia, escrita e compreensão auditiva.

Fonte: Canal do Ensino, Apure, Guria, HelloTalk e Duolingo.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

550cookie-check6 dicas para aprender uma língua estrangeira em casa