Falar outros idiomas é essencial hoje em dia. Além de ajudar no mercado de trabalho, essa é uma prática que só traz benefícios para a vida! Aprender uma nova língua aumenta o conhecimento de mundo, melhora a vivência da pessoa, estimula o cérebro e ajuda a fazer amigos! Ou seja, só pontos positivos, não é mesmo?

Para ter sucesso na aprendizagem, é necessário muito estudo. Afinal, além da gramática e da conversação, é preciso treino. Por isso, antes mesmo de renovar o passaporte e sair rumo a novos destinos, a pessoa que está se dedicando a um novo idioma deve criar hábitos.

Com a vida corrida e o cotidiano cada vez mais complexo, essa parece uma tarefa difícil. Por isso, listamos os melhores hábitos que alguém que está aprendendo um idioma deve adotar hoje mesmo!

1) Ouça podcasts, músicas e filmes em outras línguas

(Fonte: Giphy)

Sabe aquele momento no trânsito? Ou no deslocamento até a universidade? Não há momento melhor do que esse para exercitar e treinar a língua que você está aprendendo! Busque programas no idioma almejado nas plataformas de streaming. Pode ser um filme, uma série ou um podcast.

Encontre um tema com que você se identifique! Se não conseguir isso, ouça as últimas notícias! O importante não é compreender tudo que está sendo dito, nem mesmo se atualizar. Esse é um momento para perceber as entonações, aprender novas palavras e observar estruturas gramaticais!

Se a sua paixão for a música, busque os principais artistas. Passeie pelos clássicos, descubra gêneros, conheça temas diferentes... Além de aprender mais sobre a língua, você aproveita para entender mais sobre as questões culturais!

2) Baixe aplicativos de aprendizagem

(Fonte: Giphy)

Existem diversos aplicativos que trabalham a aprendizagem de idiomas. Não é difícil encontrar um que atenda às suas necessidades!

Além de ser uma oportunidade de treino, você pode desenvolver novas habilidades. Alguns possuem jogos conectados. Que tal iniciar um novo hobby enquanto aprende? Outro destaque é a possibilidade de acessar e praticar de qualquer lugar. Assim, mesmo no intervalo do almoço você já consegue aprender algo novo.

3) Entre em contato com nativos do idioma

Seja viajando, seja utilizando a internet, um ótimo hábito é encontrar pessoas com quem você possa falar e trocar experiências. Memorize frases importantes e explique que está aprendendo.

Uma boa prática é já deixar claro no início da conversa que aceita correções. As pessoas, normalmente, não falam umas para as outras o que está certo ou errado na pronúncia ou na gramática. No entanto, quando você as autoriza, abre espaço para que sejam feitas algumas considerações.

(Fonte: Giphy)

Com apenas três hábitos é possível iniciar o aprendizado de uma nova língua. Teste cada um deles e você verá o resultado!