5 dicas para implantar um bom projeto de marketing

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Um projeto de marketing é indispensável para fortalecer a participação de uma empresa no mercado. Nesse texto, são detalhadas as metas para promover o negócio ou um produto juntamente com a estratégia traçada para alcançá-los. 

Vale ressaltar que ele é válido para empresas grandes, pequenos negócios ou para quem está iniciando no mercado. A seguir, saiba como preparar o projeto de marketing da sua empresa.

1. Avalie o cenário da sua empresa

A análise SWOT é indispensável para uma empresa (Fonte: Pexels)
A análise SWOT é indispensável para uma empresa. (Fonte: Pexels)

É bom saber qual objetivo se deseja alcançar, mas antes é preciso entender em que degrau a sua empresa está. Faça uma análise SWOT, que consiste em levantar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio. 

As forças e fraquezas dizem respeito ao cenário interno da sua organização. Alguns dos exemplos são a localização da empresa, a logística de entrega, a reputação da marca e a metodologia utilizada nos negócios

Já as oportunidades e ameaças estão relacionadas ao cenário externo ao seu negócio, no micro e no macroambientes. No microambiente, podemos citar os concorrentes, fornecedores e clientes. Em paralelo, no macroambiente, englobam-se fatores como tendências comportamentais da sociedade e políticas econômicas. 

2. Analise quem é o público-alvo 

Fonte: Pexels
Um negócio pode ter mais de uma persona. (Fonte: Pexels)

Antes de definir qualquer ação do seu projeto, conheça quem é o seu consumidor. Como ele pensa? Como se comunica? Quais são os canais que ele costuma acessar? Uma das ferramentas para facilitar esse processo é a criação da persona, que funciona como uma representação do seu cliente ideal. 

Enquanto o público-alvo traz dados demográficos, a persona (que pode ser mais de uma) serve para enxergar o consumidor como uma pessoa real e saber como se comunicar com ele. Assim, é possível atribuir características como gênero, idade, profissão, hábitos de consumo e os problemas que enfrenta.

Para elaborar o perfil, faça pesquisas com os seus atuais clientes e com os que deseja alcançar, além de verificar as métricas do Facebook Insights e Google Analytics, se a sua presença digital já for consolidada. 

3. Observe a sua concorrência

Analisar a concorrência é entender mais sobre o mercado. (Fonte: Pexels)
Analisar a concorrência é entender mais sobre o mercado. (Fonte: Pexels)

É bom ressaltar, logo de cara, que analisar a concorrência não é copiar a estratégia alheia, certo? Mas é importante observar o que as empresas do mesmo setor estão fazendo para se ter ideia dos movimentos que o mercado está tomando. Portanto, preste atenção aos formatos e veículos escolhidos pelos seus concorrentes para fazer mídia e publicidade, como são as campanhas, de que modo a audiência reage etc. 

4. Estabeleça metas e ações 

Elabore metas alcançáveis. (Fonte: Pexels)
Elabore metas alcançáveis. (Fonte: Pexels)

Com as informações que você já tem, é mais fácil entender quais metas são realistas. É importante alcançar um equilíbrio em que os objetivos motivem a sonhar mais alto, mas não sejam tão impossíveis a ponto de desanimar a equipe. 

Durante a elaboração do seu plano, liste as ações abaixo de cada meta para que se tenha noção do que precisa ser feito na prática. Para mensurar os resultados, defina os indicadores-chave de performance (KPIs).

5. Coloque o projeto em prática

Monitorar as ações é essencial. (Fonte: Pexels)
Monitorar as ações é essencial. (Fonte: Pexels)

Chegou o momento de estabelecer as estratégias para atingir as metas, o que começa definindo os canais de comunicação que vão entrar no plano. A partir disso, você vai poder elaborar uma série de iniciativas tanto no meio on-line (anúncios, mídias sociais, blog posts etc.) quanto no off-line (outdoors, promoções em lojas, ativações etc.). 

Com tudo elaborado, defina o cronograma de ações com um prazo estipulado. No documento, deve-se registrar a duração, os resultados e o orçamento disponibilizado para que tudo possa ser comparado no fim do ano. Mas lembre-se: o monitoramento pode levar a insights que podem mudar as estratégicas ao longo do caminho. 

Fonte: Exame, Ingage Digital, Blog Opinion Box e Blog Hotmart.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

O que achou?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0