As redes sociais são excelentes ferramentas para aprimorar relações sociais. É possível manter o contato com os amigos e a família, trocar experiências, conectar-se com pessoas que possuem o mesmo interesse e, é claro, fazer networking com outros profissionais e empresas. Para que você saiba aproveitar os benefícios desse recurso em sua carreira, separamos algumas dicas.

As empresas verificam as redes sociais dos candidatos

Resultado de imagem para looking cell phone surprise gif
(Fonte: Giphy) 

Hoje em dia, praticamente todas as empresas estão presentes nas redes sociais. E, como elas sabem que as pessoas também estão conectadas, usam esses canais para investigar a vida e a rotina dos usuários. Por esse motivo, mesmo que seja uma rede social de uso pessoal, você deve saber que ela está exposta para quem quiser ver, inclusive possíveis recrutadores.

5 dicas úteis para estudar e aprender com EaD

As empresas buscam olhar os candidatos e identificar se existe alguma postagem que vá contra o que eles acreditam. Caso encontrem, podem até eliminar o profissional da disputa. Portanto, pense muito bem antes de publicar algo.

Cuidado com o conteúdo das suas postagens

Resultado de imagem para people facebook gif
(Fonte: Giphy) 

Às vezes, na empolgação, as pessoas fazem postagens de temáticas polêmicas ou em momentos de descontração que, ao serem averiguadas por uma empresa, podem prejudicar sua imagem como profissional. A dica nesse caso é evitar postar conteúdos desse tipo. Se, na hora de publicar algo, bater a dúvida se você deve ou não se expor, converse com um amigo e peça a opinião dele.

Controle a privacidade das postagens

Resultado de imagem para people facebook gif
(Fonte: Gifer) 

Em algumas redes sociais, como Facebook e Instagram, é possível criar um filtro e selecionar seus melhores amigos. Assim, quando você publicar algo, pode definir para quem quer que ela apareça, evitando que brincadeiras entre amigos sejam vistas de maneiras erradas.

Vale a pena fazer pós-graduação à distância?

No Facebook, por exemplo, você pode deixar suas postagens da seguinte maneira.

  • Modo público: qualquer pessoa dentro e fora do Facebook pode visualizar;
  • Apenas para amigos: todas as pessoas que fazem parte da sua rede de amigos podem visualizar;
  • Amigos, exceto: você seleciona pessoas da sua lista de amigos que não devem receber suas informações;
  • Amigos específicos: você cria uma lista com os melhores amigos para receber seus conteúdos;
  • Somente eu: quando você quer fazer uma postagem para armazenar uma informação, mas não quer que ela fique visível a outras pessoas.

Entre em grupos de discussão da sua área

Resultado de imagem para smart people gif
(Fonte: Giphy) 

Uma das vantagens das redes sociais é a possibilidade de se conectar com outros profissionais da área. Você pode buscar uma comunidade que reúna pessoas com os mesmos interesses, seguir páginas e perfis ou enviar solicitações de amizade para quem tenha perfil parecido com o seu. Com essas funcionalidades você pode tirar dúvidas, conversar sobre experiências, conhecer mais sobre alguma empresa e até mesmo ficar sabendo a respeito de processos seletivos abertos.

Faça amizade com outros profissionais

Resultado de imagem para big bang theory say hi gif
(Fonte: Giphy) 

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo corporativo e excelente para fazer amizades com pessoas da mesma área de atuação que você. Você pode se conectar com pessoas, candidatar-se a vagas e ter acesso a conteúdos ricos postados por profissionais renomados do mercado — basta usar com sabedoria.

Leia mais sobre Mercado & Carreira