O que é celulose?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

A celulose é uma molécula química composta de uma longa cadeia de açúcares (glicose). Ela é responsável por formar a estrutura das paredes celulares dos vegetais.

Trata-se de uma das substâncias mais facilmente encontradas no planeta e compreende cerca de 33% de toda a matéria vegetal. As madeiras, por exemplo, têm 50% da sua constituição de moléculas de celulose.

98% das fibras do algodão são compostas de celulose. (Fonte: Pexels/Reprodução)
98% das fibras do algodão são compostas de celulose. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Com toda essa presença, a celulose é de extrema importância em diversos tipos de indústria e está presente em diversos utensílios usados no dia a dia, desde papéis até itens alimentícios.

O que é a celulose?

A celulose é um polímero de glicose formado por ligações ß-1,4. Uma molécula de celulose contém em média 3 mil unidades de glicose.

Cadeia de celulose. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Cadeia de celulose. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Nas plantas, a glicose se agrupa em miofibrilas, que são agrupamentos laterais de várias moléculas de celulose. Dessa forma, a celulose cumpre o importante papel de garantir a rigidez dos vegetais.

A celulose é um carboidrato insolúvel e resistente a diferentes tipos de reações químicas. Com isso, poucos organismos são capazes de quebrar suas moléculas, como alguns fungos e bactérias. O fato de ser dificilmente digerida faz com que a celulose cumpra um importante papel no sistema digestivo humano, compondo o bolo fecal, que é mais facilmente expelido.

Alguns animais ruminantes conseguem digerir a celulose com a ajuda de micro-organismos simbióticos.

Leia também:

O que mais cai em Biologia no Enem?

O que mais cai em Química no Enem?

Vestibular: o que é biologia molecular e quais são suas técnicas

Como se forma a celulose?

Quando a planta realiza a fotossíntese, a água, o gás carbônico e a energia solar são retidos pela clorofila e produzem oxigênio e glicose.

A glicose, que é um carboidrato monossacarídeo, se combina com outras moléculas de glicose formando polissacarídeos, polímeros de condensação natural. A celulose se constitui quando essa combinação é formada por unidades de ß-glicose.

Como é usada a celulose?

A partir de uma série de processos industriais, a celulose é usada na produção de diversos itens cotidianos. Uma das suas principais funções é como matéria-prima na fabricação de papéis e embalagens. Porém, também é utilizada em produtos como fraldas descartáveis e absorventes, biocombustíveis e materiais de construção.

Papel visto com ajuda de microscópio. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Papel visto com ajuda de microscópio. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Sua capacidade de rigidez e não toxicidade também faz com que seja perfeita para ser usada na indústria alimentícia. A celulose é muito utilizada na composição de alimentos industrializados, como hambúrgueres, sorvetes e queijo ralado. Também é utilizada para fabricar emulsionantes, espessantes e estabilizantes.

A indústria farmacêutica também usa a celulose para fabricar hidrogéis, que são base para uma série de produtos farmacológicos e dermatológicos. Além disso, a substância é empregada na composição dos revestimentos de diversas pílulas e comprimidos.

Indústria de árvores no Brasil

Segundo a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), desde 2017, o Brasil assumiu a segunda posição no ranking dos países que mais produzem polpa de celulose. Em média, são 18,8 milhões de toneladas produzidas por ano, 86% desse total provém de polpa branqueada de eucalipto e 70% são destinados à exportação. O setor de árvores plantadas é responsável, em média, por 1,3% do PIB nacional e 6,9% do PIB Industrial.

Em 2019, a cadeia produtiva florestal atingiu pela primeira vez a receita bruta de R$ 100 bilhões. Em 2020, mesmo em meio à pandemia causada pelo coronavírus, a indústria de produção de celulose no Brasil cresceu 7,5% em relação ao ano anterior. 

Com todo o potencial do setor, a IBÁ afirma que os planos de expansão preveem um investimento de aproximadamente R$ 35 bilhões até 2023. Com isso, devem ser criados 36 mil novos postos de trabalho. Atualmente o setor já emprega mais de 1,3 milhão de pessoas.

Fonte: Brasil Escola, Agropos, Estadão Summit Agro, Toda Matéria, Ecycle, CropLife Brasil.

62480cookie-checkO que é celulose?