Ícone do site Blog Mackenzie

Mês da Mulher: veja 4 avanços das mulheres ao longo da história

Portrait of asian woman 60s smile looking camera at home during covid19 coronavirus.Stay home and Lockdown.Senior christian woman. Senior Adult Women Smiling happy with retirement life.Dental care.

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

O dia 8 de março marca um histórico de lutas pelos direitos das mulheres. Embora haja muito ainda a ser conquistado, diversos avanços foram feitos nos últimos dois séculos. Confira algumas dessas vitórias no Brasil. 

1. Direito a cursar o ensino superior

Hoje, as mulheres são maioria no ensino superior brasileiro. (Fonte: Daniel M. Ernst/Shutterstock)

Foi apenas em 1879 que as mulheres passaram a ter direito de ingressar em uma universidade por meio do Decreto Lei nº 7.247/1879. Ainda assim, a matrícula deveria ser feita por seus pais ou maridos. Hoje, as mulheres são maioria nas universidades brasileiras. 

2. Direito a constituir famílias saudáveis

Muitas mulheres sofrem violência de forma silenciosa por estarem relegadas à vida doméstica. (Fonte: Bricolage/Shutterstock)

Na década de 1960, a pílula anticoncepcional trouxe uma mudança importante: solteira ou casada, a mulher poderia gerir sua vida fértil. Graças a isso, mulheres puderam ter um planejamento familiar mais eficiente e organizar demandas da vida pública e privada.

Ainda em 1962, o Estatuto da Mulher Casada mudou elementos do Código Civil de 1916 (que seguiria vigente até 2003). Entre eles, estava o direito de trabalhar, de acumular patrimônio pessoal de forma independente do marido e de não precisar de autorização dele para tomar decisões na vida civil cotidiana.

Mas o marco mais importante e o mais conhecido viria em 2006, com a Lei nº 11.340, chamada de Lei Maria da Penha. Graças a ela, as mulheres têm tido um suporte estatal mais robusto para comunicar casos de violência doméstica e receber apoio psicossocial adequado.

3. Presença em cargos públicos

Em 1928, na cidade potiguar de Lajes, Luiza Alzira Teixeira foi a primeira mulher brasileira eleita para um cargo no Executivo. Foi a primeira vez que isso ocorreu na América Latina.

Apesar de ataques machistas e misóginos, a prefeita foi eleita com 60% dos votos e tomou posse em 1929. Alzira permaneceu no cargo por um ano, até que o Golpe de 1930, protagonizado por Getúlio Vargas, desinvestiu-a do cargo. Em 1947, ela voltou a ocupar um cargo público, dessa vez como vereadora. 

Em 1997, a Lei nº 9.504 (Lei das Eleições) estabeleceu um sistema de cotas por gênero em que as chapas lançadas às eleições precisam ter um percentual mínimo entre homens e mulheres.

4. Direito a voto

Até 1934, as mulheres brasileiras eram impedidas de votar. (Fonte: Rafapress/Shutterstock)

Em matéria de representação política, tão ou mais importante que ser votada é a possibilidade de escolher seus próprios representantes. Por isso, 1934 é expressivo na história das mulheres brasileiras.

Em 1918, as mulheres britânicas conquistaram poder de voto e, em 1920, as estadunidenses. Esse marco balançou as estruturas de poder e, em 1934, a Constituição que permitiu que Vargas se reelegesse em termos democráticos já considerava o sufrágio universal, que incluía, portanto, o voto feminino. 

A influência internacional é evidente: a Constituição referia-se ao país como Estados Unidos do Brasil. Mas vale destacar que, nos Estados Unidos, as mulheres negras só puderam votar em 1964, com a Lei de Direitos Civis.

Bom, trata-se de uma história de lutas e conquistas. Por isso, ao celebrar o Dia da Mulher, cabe questionar: quais os desafios que devem ser superados hoje? O que esperamos comemorar daqui a algumas décadas?

Fontes: Âmbito Jurídico, BBC Brasil, CNN Brasil e EBC.

40320cookie-checkMês da Mulher: veja 4 avanços das mulheres ao longo da história
Sair da versão mobile