7 formas de colaborar para a preservação do meio ambiente

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Em 1972, a cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) estava reunida para a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente em Estocolmo (Suécia) e havia um consenso para desenvolver pautas que pudessem ser replicadas em diferentes nações.

Os integrantes do encontro, realizado em 5 de junho, decidiram transformar essa data em um símbolo de consciência sobre a importância das questões ambientais e, assim, começou a ser celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Um ano depois, a data foi comemorada pela primeira vez com o mote “Uma Só Terra”. Desde então, diferentes temas têm destacado questões importantes, como o aquecimento global e o desenvolvimento sustentável.

Por que o Dia Mundial do Meio Ambiente é importante?

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Provocar consciência na população sobre a importância de preservação dos biossistemas é a melhor maneira de contornar os problemas que enfrentamos. Secas prolongadas, chuvas intensas e o excesso de calor ou frio são consequências diretas da ligação humana com a natureza.

Para garantir nossa sobrevivência, é importante que todos entendam o papel individual que cada um tem em preservar a biodiversidade de todo o ecossistema. Por essa razão, o Dia Mundial do Meio Ambiente é fundamental para que não nos esqueçamos de pensar em alternativas para manter os recursos naturais em equilíbrio.

Dicas para preservar o planeta

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Não precisamos esperar que governos ou iniciativas privadas tomem medidas para cuidar do nosso planeta. Individualmente, podemos assumir comportamentos que fazem a diferença para que a situação não se agrave. Confira algumas sugestões.

1. Apoie lideranças de causas ambientais

Descubra pessoas ou organizações que tenham compromisso com a causa ambiental e um histórico de ações promovidas em prol da preservação.

2. Crie petições online

Não pense que o ambiente digital não pode ser um aliado. Plataformas como Avaaz e Change.org são importantes para chamar a atenção para temas que as pessoas julguem necessários. O site da Câmara Federal e do Senado também oferecem espaços para que você se manifeste.

3. Fiscalize o trabalho dos seus representantes

O acesso ao trabalho feito pelos políticos da sua cidade também é uma boa maneira de ajudar na preservação. Você pode fiscalizar a atuação deles e pleitear ações específicas de cuidado com a causa ambiental na sua comunidade.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

4. Faça escolhas sustentáveis

Prefira produtos que utilizem embalagens recicláveis e de empresas que desenvolvam projetos voltados à preservação do meio ambiente. Mudanças transformadoras começam com pequenos passos.

5. Use a energia conscientemente

Medidas como lavar o máximo de roupas de uma única vez, passar roupas menos vezes, desligar equipamentos eletrônicos em vez de deixá-los em stand-by e reduzir o tempo do banho são maneiras eficazes para diminuir o consumo energético.

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

6. Deixe o carro em casa

Sabemos que não é tão simples deixar de usar meios de transporte que utilizem combustíveis fósseis não renováveis, porém, sempre que possível, troque o uso do carro pelo da bicicleta, em especial em percursos de curta distância. Usar mais o transporte público da cidade e organizar caronas com colegas de trabalho também são boas opções.

7. Compre menos roupas

A moda nem sempre é aliada da natureza. A produção de roupas impacta o ecossistema, seja pelos resíduos que gera, seja pelo uso excessivo de água, portanto opte por pequenas marcas, tecidos ecológicos e pelo menor uso de tinturas e produtos químicos.

Leia mais:

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Green São Paulo, World Environment Day

67840cookie-check7 formas de colaborar para a preservação do meio ambiente