Ícone do site Blog Mackenzie

Publicidade e Propaganda: o que você precisa saber sobre o curso

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Publicidade e propaganda são fenômenos que permeiam a vida moderna e estão presentes em diferentes mídias tocando os indivíduos de várias maneiras. Apesar de até alguns profissionais considerarem os termos como sinônimos, existem algumas diferenças técnicas nos conceitos.

Publicidade, segundo o Código de Defesa do Consumidor, é uma propaganda de um produto ou marca que deve ser facilmente percebida como tal pelo consumidor. Ou seja, são as campanhas que vão te convencer a comprar um produto ou usar uma marca, independente da mídia em que ela é transmitida. Já a propaganda é um termo mais amplo, usado para a transmissão ou convencimento de uma ideia, seja ela comercial, política, religiosa, acadêmica, etc.

Como podemos notar ambos os termos trabalham com o convencimento, convencer determinado público a tomar alguma decisão. Por isso, algumas das técnicas e ferramentas utilizadas podem ser similares. E é isto que o curso de Publicidade e Propaganda objetiva, formar profissionais com diversas competências que consigam intermediar a relação entre empresas ou produtos e seus consumidores. 

Mais do que saber vender um produto, o profissional da área precisa saber quem vai se interessar, como vender para aquele nicho e que estratégias utilizar para fazer a sua campanha se destacar da concorrência e ganhar relevância.

Agências de Publicidade são um dos destinos de grande parte dos formados em Publicidade e Propaganda. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Publicidade e Propaganda?

Além de poder trabalhar com uma visão mais geral da campanha, quem se forma em Publicidade e Propaganda pode trabalhar em áreas mais específicas, sendo um especialista em contato com clientes, no desenvolvimento de conceitos, redação de conteúdos em diferentes mídias, desenvolvimento de artes, vídeos e logos, criação de design e muito mais.

Profissionais da Publicidade e Propaganda podem atuar nas mais diversas mídias, desde as tradicionais como jornais e panfletos, passando pela televisão e rádio até na internet e nas mídias sociais. Como a popularização destas últimas, existe muito espaço para pessoas que entendam o funcionamento e a dinâmica das propagandas e anuncios nas redes sociais e saibam como conectar as empresas com o público esperado.

As agências de Publicidade acabam sendo o destino de muitos formados na área. Como estas produzem campanhas extensas em todas as suas etapas é normal que quem trabalhe em uma tenha experiências em diversas áreas. Além de todos os cargos já citados e também fora de agências, os profissionais também podem atuar na criação e direção de eventos, compra e venda de anúncios em espaços publicitários em jornais, rádios, tv’s e outros ou também se especializar na área acadêmica e atuar na docência e pesquisa.

Leia também:

Muito além dos criativos: conheça as áreas de atuação em Publicidade

Publicidade fora da agência: áreas de atuação no mercado de Comunicação

Comunicação e Design: 4 cursos na área que você precisa conhecer

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

Quem se forma no curso de Publicidade e Propaganda saí diplomado como um bacharel na área de Comunicação Social. Um profissional da área é habilitado a criar, desenvolver e gerenciar campanhas publicitárias se planejar e executar ações específicas de marketing.

Flexibilidade de horários e de home office é uma das vantagens da atuação na área de publicidade. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Para fazer com que os alunos conquistem estas habilidades, os cursos de Publicidade e Propaganda precisam ser bastante dinâmicos e versáteis. Afinal, além de saber se comunicar de diferentes formas, os alunos precisam conhecer as diferentes ferramentas para fazê-lo. Por isso, os melhores cursos, como o da Universidade Mackenzie, têm disciplinas da área de humanas, com questões sociológicas, comportamento de consumidores, economia e geopolítica e muito mais, além de ter matérias técnicas e bons laboratórios. Disciplinas como produção audiovisual e direção de arte fazem com que os alunos conheçam, entendam e (se quiserem) se especializem em técnicas fundamentais na área como, fotografia, filmagem, edição de vídeos e de programas de edição de imagens.

Além destas técnicas, existe um foco muito grande na produção textual. Afinal não basta saber escrever, também é preciso saber adequar a linguagem e comunicação para o publico ideal para o cliente.

E aí gostou do conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Mackenzie!

Fonte Guia da Carreira Hora da Facul, Quero Bolsa, Mackenzie

65001cookie-checkPublicidade e Propaganda: o que você precisa saber sobre o curso
Sair da versão mobile