Comunicação e Design: 4 cursos na área que você precisa conhecer

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Para brilhar nas áreas de Comunicação e Design, é preciso ter criatividade, mas também conhecer a teoria e saber de que maneira aplicá-la na prática. Depois de formado, você terá que construir uma carreira que, frequentemente, foge da estrutura tradicional: o clima de agências de publicidade, por exemplo, é bem jovial e específico. Além disso, dá para atuar como freelancer. 

A criatividade e inovação são importantes em qualquer carreira, mas são ainda mais necessárias na área de Comunicação e Design. (Fonte: Shutterstock)
A criatividade e inovação são importantes em qualquer carreira, mas são ainda mais necessárias na área de Comunicação e Design. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Dito isso, conheça quatro cursos oferecidos pelo Mackenzie para quem deseja seguir carreira nas áreas de Comunicação e Design. 

1. Publicidade e Propaganda

Mais do que criar anúncios, quem estuda publicidade e propaganda trata de diversos aspectos relacionados ao modo como as marcas se comunicam com a sociedade. Isso inclui estratégias de marketing, fundamentos de artes visuais e redação, conhecimentos práticos de fotografia e mídia publicitária, entre outros. 

Profissionais de publicidade e propaganda criam estratégias e anúncios para diversos meios de comunicação. (Fonte: Shutterstock)
Profissionais de publicidade e propaganda criam estratégias e anúncios para diversos meios de comunicação. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Além disso, publicitários competentes precisam estar informados sobre o que acontece no mundo, além de terem bom repertório cultural — afinal, essas referências são combustíveis para a criatividade. Isso posto, quem se formar em Publicidade e Propaganda trabalhará em um mercado bastante dinâmico, com novidades todos os dias. Nada de marasmo por aqui!

Saiba mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda do Mackenzie!

2. Jornalismo

De uma forma ou de outra, todos nós lemos e ouvimos notícias ou assistimos a elas diariamente. Por trás disso, há um jornalista apurando os fatos e buscando a melhor maneira de transmitir as informações para a sociedade. Isso envolve técnica, mas também consciência.

A internet — com blogs, canais, podcasts e outros canais — ampliou muito as possibilidades de atuação no Jornalismo. (Fonte: Shutterstock)
A internet — com blogs, canais, podcasts e outros canais — ampliou muito as possibilidades de atuação no Jornalismo. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Por isso, além de compreender os aspectos práticos da profissão em laboratórios de fotografia e estúdios de rádio ou TV, quem estuda jornalismo no Mackenzie tem diversas disciplinas para formação ética e humanística. É importante saber contextualizar os fatos jornalísticos com seus aspectos históricos, éticos, políticos e estéticos. 

Saiba mais sobre o curso de Jornalismo do Mackenzie!

3. Design

Essa área do conhecimento idealiza e desenvolve projetos focados na função, usabilidade e estética. Dentro disso, é possível se especializar no design gráfico, industrial, de produto, de moda, digital e vários outros, mas o curso tem conhecimentos para atuar em qualquer área.

Designers usam seus conhecimentos para criar soluções estéticas e funcionais para problemas diversos. (Fonte: Shutterstock)
Designers usam seus conhecimentos para criar soluções estéticas e funcionais para problemas diversos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Mais do que criar peças gráficas, produtos ou aplicativos, designers são profissionais que buscam entender problemas para criar soluções inovadoras e funcionais. Desse modo, curiosidade para pesquisar, pensamento lógico e criatividade são essenciais nessa área.

Saiba mais sobre o curso de Design do Mackenzie!

4. Tecnologia em Marketing

Quem faz um curso superior em Marketing estuda as estratégias e técnicas utilizadas para aumentar a competitividade das organizações, ou seja, aprendem a avaliar o cenário e a concorrência para propor novos produtos e serviços, além de distribuí-los e promovê-los para o público.

Profissionais de Marketing avaliam o mercado e criam estratégias para aumentar a competitividade entre empresas. (Fonte: Shutterstock)
Profissionais de Marketing avaliam o mercado e criam estratégias para aumentar a competitividade entre empresas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Esse curso é bastante focado nos conhecimentos necessários para atuação profissional, permitindo ingresso rápido no mercado de trabalho e chances de aplicar os aprendizados, bem como a possibilidade de crescer na carreira com uma boa formação. 

Saiba mais sobre o curso de Tecnologia em Marketing do Mackenzie!

Em qualquer um desses cursos, pessoas que gostam de trabalhar com a criatividade e buscam uma carreira dinâmica poderão se sentir realizadas. Gostou deste conteúdo? Entenda como funciona o vestibular do Mackenzie.

Fonte: Mackenzie.

58740cookie-checkComunicação e Design: 4 cursos na área que você precisa conhecer