O que faz um pedagogo? Conheça mais da profissão

A profissão de pedagogo é destinada para quem deseja trabalhar na área da Educação, seja no contexto escolar, seja no âmbito empresarial, pois a faculdade de Pedagogia tem como principal finalidade preparar profissionais para atuar com processos de ensino e aprendizado em geral.

Diferente do que se é comentado por aí, essa é uma graduação bem ampla e que oferece diversas possibilidades.

O que é pedagogia?

A palavra pedagogia surgiu na Grécia Antiga e foi criada a partir dos termos paidos, que significa da criança, e agein, que quer dizer conduzir. É uma área da ciência social que estuda a educação e os processos de ensino e aprendizagem, promovendo a observação, a sistematização e a produção de conhecimentos, capacitando o profissional para que encontre meios de mediar o conhecimento de forma eficaz.

Por se tratar de uma ciência social, essa graduação está imersa em investigações sobre a sociedade e as normas educacionais do país.

A faculdade de Pedagogia oferece vasta área de atuação. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Sobre a faculdade de Pedagogia

O curso de Pedagogia é um curso superior com duração média de 3 anos, podendo chegar a 5 anos. Por ser licenciatura, tem como objetivo a formação de professores para a Educação Infantil (pré-escola) e o Ensino Fundamental I, parte da Educação Básica.

A área da docência é a mais escolhida por quem opta por cursar Pedagogia, mas ela não é a única. O profissional graduado pode atuar em:

Com relação à modalidade de ensino, a maioria das faculdades, dos centros universitários e das universidades disponibiliza o curso de Pedagogia no modelo presencial nos períodos diurno e noturno e a distância. Também há oferta no sistema híbrido, quando o aluno realiza parte da faculdade no ambiente digital e parte no presencial.

A grade curricular também varia de instituição para instituição. No Mackenzie, as principais disciplinas do curso são:

O curso de Pedagogia está entre os mais escolhidos pelos estudantes. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A importância do pedagogo

O curso de licenciatura em Pedagogia, além de formar professores, capacita profissionais para que sejam capazes de entender e colaborar para a qualidade da educação brasileira, comprometendo-se com a criação de ideias que possam transformar a sociedade.

Ao se tornar pedagoga, a pessoa assume, portanto, a responsabilidade de incluir os alunos na cultura, em pensamentos e valores da sociedade, indo além do processo de alfabetização de crianças

Sua esfera de atuação é bastante rica, pois o pedagogo está presente em todo o contexto educacional, atuando na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, nas áreas social e hospitalar, em organizações não governamentais (ONGs), igrejas, penitenciárias, conselhos tutelares, postos de saúde e quaisquer outros locais que necessitam de sua presença.

Grandes nomes da Pedagogia

A área da Pedagogia é repleta de nomes que transformaram a sociedade e a educação. Veja dois deles.

Anísio Teixeira

Anísio Teixeira (1900-1971) foi um educador com importante papel no Brasil. Defensor do direito à educação, ele via a escola como um espaço para exercer a democracia, por isso somava seus esforços para garantir o pensamento autônomo e livre dos estudantes, para que a partir disso eles conseguissem construir a sociedade desejada.

Teixeira foi criador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e participou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como foi um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB).

Maria Nilde Mascellani

Outro grande nome da Educação é Maria Nilde Mascellani (1931-1999), que atuou em diferentes escolas públicas do Estado de São Paulo e foi uma das idealizadoras das Classes Experimentais, ideia que tinha como objetivo fortalecer a autonomia dos educandos e sua maior participação na gestão escolar.

Leia mais:

Tudo o que você precisa saber do curso de Pedagogia

Pedagogia Mackenzie: saiba mais do curso e das áreas de atuação

O curso de Licenciatura em Pedagogia EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Fonte Mackenzie, Educação Integral, Fesb, Guia de Carreira

65360cookie-checkO que faz um pedagogo? Conheça mais da profissão