Quanto tempo dura o curso de Administração?

Saiba como ingressar no Mackenzie!

A versatilidade do profissional formado em Administração faz com que as possibilidades de trabalho sejam diversas. O administrador tem espaço em diferentes cargos nas mais variadas empresas de diversos setores, isso faz o curso de Administração ser um dos mais procurados do Brasil.

Segundo o último censo do Ensino Superior, o curso de administrador é o segundo com o maior número de alunos matriculados no Brasil, perdendo apenas para a graduação em Direito. Vamos conhecer mais sobre esse curso que é um dos “queridinhos” dos brasileiros.

Além dos conhecimentos técnicos, o profissional da administração deve saber se expressar e se relacionar bem. (Fonte: Shutterstock)
Além dos conhecimentos técnicos, o profissional da administração deve saber se expressar e se relacionar bem. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Duração do curso de administração

Segundo norma estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de administração devem ter uma carga horária mínima de 3 mil horas/aula. Normalmente, essas horas são divididas em um total de 8 semestres letivos, totalizando um total de 4 anos de duração do curso. 

Além das aulas, os alunos devem cumprir uma série de outras exigências que variam de uma instituição para outra, como estágios obrigatórios, atividades complementares e disciplinas optativas. Comumente, nos últimos dois semestres, os alunos cursam menos disciplinas para poder desenvolver o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como é a grade curricular do curso?

Como mencionamos acima, a Administração forma profissionais bastante versáteis, que devem estar preparados para quaisquer desafios que possam aparecer no dia a dia de uma empresa. Por isso, ao contrário do que muita gente imagina, o curso vai muito além de apenas matérias de Matemática Financeira e Contabilidade. Por isso, o curso de administração é classificado como um Curso de Ciências Sociais Aplicadas — ele combina os conhecimentos das Ciências Humanas aos das Ciências Exatas. O curso tem disciplinas das áreas Comunicação, Ciências Sociais, Marketing e Gestão de Pessoas.

Idiomas e especializações podem fazer você se destacar no mercado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Idiomas e especializações podem fazer você se destacar no mercado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Na Universidade Mackenzie, por exemplo, os primeiros semestres têm matérias introdutórias para a vida profissional de um administrador, como Elementos de Matemática, Informática Básica para Administradores e Marketing I, mas também tem disciplinas formadoras, como Ética e Cidadania, Comunicação e Expressão. Mais adiante são apresentados conhecimentos de outras áreas que são fundamentais no cotidiano empresarial, como noções de direito, microeconomia aplicada aos negócios e introdução às Ciências Sociais, além de, é claro, ter uma forte formação nos conhecimentos técnicos de Administração, com disciplinas como:

A partir do 4° semestre, as disciplinas são mais aprofundadas e voltadas a conhecimentos específicos da área como:

O último ano é voltado para o TCC e para as matérias optativas, que são aulas ofertadas para o aluno se especializar em áreas em que ele tem mais afinidade e com as quais pretende trabalhar. No Mackenzie, são ofertadas matérias optativas como:

Como se diferenciar no mercado?

Em um mercado tão competitivo como esse, é necessário se diferenciar para conquistar o seu espaço. Atualmente, saber falar inglês fluente é quase uma necessidade para as vagas em empresas de maior porte, além disso outros idiomas específicos que atendam o público da sua companhia podem te tornar uma peça fundamental.

Cursos de pós-graduação também são uma boa pedida para enriquecer seu currículo e seu networking, além dos cursos de Master in Business Administration (MBA) nas áreas de Gestão Financeira ou Gestão de Projetos. Também é possível fazer uma pós-graduação em Gestão de Negócios, Gestão Estratégica de Pessoas ou até um Mestrado em Administração de Empresas.

Fonte: Mackenzie, Educa Mais Brasil, Guia do Estudante, Guia da Carreira, Pensar Cursos, Que Curso.

57790cookie-checkQuanto tempo dura o curso de Administração?