Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
As oportunidades nas áreas de Design, Arquitetura e Engenharia Civil são inúmeras. Isso porque os profissionais dos três segmentos realizam atividades muitas vezes complementares. Não por acaso, seus cursos de graduação possuem matérias parecidas, o que pode gerar certa dúvida na hora da escolha da carreira.
Mas cada carreira tem um foco diferente. De forma geral, enquanto o designer se preocupa mais com estética, o engenheiro civil tem um foco maior na estrutura. Já o arquiteto deve estar centrado no planejamento. Conheça um pouco mais de cada curso e saiba qual graduação escolher na hora do vestibular.
Arquitetura e Urbanismo
Assim como o engenheiro civil, o arquiteto ajuda na elaboração de projetos de construção. Os profissionais de Arquitetura também se preocupam com aspectos históricos, estéticos e artísticos, o que os aproximam da área de Design.
O trabalho do arquiteto permeia o dimensionamento de espaços, principalmente urbanos. O curso de Arquitetura e Urbanismo habilita os profissionais a planejarem de casas a paisagens. Essa carreira também é responsável pela restauração de patrimônios históricos e culturais.
Tal formação considera tanto aspectos técnicos, como topografia e geometria, quanto artísticos, como desenho e aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais. Os graduados podem atuar em órgãos públicos, construtoras e escritórios de arquitetura e de decoração.
Design
A carreira de design de interiores é focada no desenvolvimento e na melhoria de espaços internos. O profissional pode trabalhar em projetos de espaços interiores de residências, salas comerciais ou espaços em lugares públicos.
A atividade requer inteligência no planejamento e organização de ambientes comerciais, residenciais ou industriais. O profissional é responsável por todos os aspectos do espaço: móveis, materiais de acabamento, iluminação, cores e texturas. O designer deve ter boa noção de funcionalidade, espaço, ergonomia e conforto, além de um conhecimento estético apurado.
Engenharia Civil
O curso de Engenharia Civil capacita os profissionais para projetar, gerenciar e executar obras, como edifícios, pontes e rodovias. Durante a graduação, são estudadas informações de desenho técnico, geotecnia, hidráulica, elétrica, saneamento, física, química, economia, administração, entre outros. Assim, o engenheiro pode ajudar no desenvolvimento de projetos, como sistemas de água, esgoto, eletricidade e telefonia.
O mercado para o engenheiro civil é bem amplo e vai desde a construção de casas e apartamentos até grandes obras de infraestrutura pública. O profissional pode atuar de forma autônoma e também em uma série de empresas, como construtoras, escritórios de engenharia, indústrias e órgãos públicos.
Fonte: Viva Decora, Fórum da Construção, Educa Mais Brasil, Guia da Carreira, Agência Brasil, Terra.
Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre os cursos de Design, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.