Ícone do site Blog Mackenzie

Como é fazer faculdade de Engenharia de Produção?

Back View of the Head of the Project Holds Laptop and Discussing Product Details with Chief Engineer while They Walk Through Modern Factory.

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Quando você ouve falar em engenharia, provavelmente vem à mente uma grade curricular lotada de cálculos e disciplinas centradas no campo das exatas. Mas esse não é bem o caso da engenharia de produção, uma das formações mais buscadas pelas organizações. Isso porque o profissional dessa área lida com toda a cadeia produtiva, incluindo processos e, é claro, pessoas. 

É por isso que estudar Engenharia de Produção é muito mais do que colocar a cara nos números. É também aprender a lidar com gente, pensar formas eficientes, econômicas e sustentáveis de produzir e propor ferramentas e técnicas que se encaixem nas demandas da empresa em que você trabalha. 

Para encarar esse desafio, o engenheiro de produção precisa estudar 5 anos. O curso, em geral, é distribuído em cinco semestres com uma densa carga horária, que é apenas um prenúncio das missões que virão dentro das companhias.

O que estuda um engenheiro de produção?

Por ser denso e generalista, o curso de Engenharia de Produção faz brilhar os olhos dos recrutadores. (Fonte: Shutterstock)

Como dito, o engenheiro de produção precisa ter amplo domínio de números, mas não apenas isso. Além do forte embasamento tecnológico, lógico e quantitativo, o estudante desenvolve aspectos como capacidade de liderança, gestão de pessoas, autonomia, criatividade e trabalho em equipe. A inovação e o empreendedorismo também são incentivados.

Já deu para notar por que essa formação faz brilhar os olhos dos recrutadores. De caráter generalista, dá subsídio teórico e prático para que o estudante aprenda a enfrentar adversidades nas mais diversas esferas do âmbito corporativo, fomentando uma visão altamente estratégica. Por trás de cada processo produtivo acertado há um bom engenheiro com visão humanística, analítica e exata. 

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o curso de Engenharia de Produção pode ser feito tanto em uma mescla entre os períodos matutino e noturno quanto apenas no período noturno — o estudante pode escolher. O ideal é que, em algum momento da formação, o aluno tenha as tardes livres para conhecer o mercado e as atividades de extensão que o capacitem ainda mais. 

A grade curricular completa pode ser conferida aqui. Mas, para adiantar algumas disciplinas, podemos citar aquelas de teor mais exato, como Fundamentos da Matemática, Física Geral e Experimental, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Vetores. 

Você também se embrenhará no lado mais prático da administração, com matérias como Fundamentos da Economia, Gestão de Recursos Humanos, Sociologia das Organizações, Logística e Cadeia de Suprimentos e Contabilidade e Análise de Balanços. 

Saiba mais sobre o curso e se inscreva para o vestibular!

Fonte: Mackenzie, Guia da Carreira.

57610cookie-checkComo é fazer faculdade de Engenharia de Produção?
Sair da versão mobile