Ícone do site Blog Mackenzie

Como avaliar o mercado antes de escolher a graduação?

Graduation cap on textbooks with pencil ladder in classroom background copy space. Business education, abroad educational and goal or target successful graduation concept.

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Se você está finalizando ou já encerrou o Ensino Médio, pode estar preocupado sobre qual caminho seguir daqui para a frente. Qual graduação cursar? O ideal é que você considere seu potencial antes da escolha do curso, mas não só isso, estudando também os horizontes que a carreira oferece. Confira algumas dicas para essa fase tão desafiadora.

Analise seu perfil profissional

O primeiro passo dessa análise deve ser suas qualidades e aptidões profissionais. (Fonte: Winnin Vincenze/Shutterstock/Reprodução)

Um curso de graduação será capaz de oferecer conhecimento teórico e prático para subsidiar sua prática profissional, mas na hora do cotidiano profissional será você o responsável pela sua carreira. Por isso, é bacana ter nitidez sobre quais são suas qualidades e onde elas podem ser mais bem empregadas.

Pode ser que você seja um bom ouvinte, e as pessoas próximas a você digam com frequência que você seria um bom psicólogo ou médico. Apesar disso, você não considera ter inclinação à área da saúde. E agora?

Por isso, é importante saber quais são suas preferências. Quais são as áreas de interesse? Qual é a profissão que já imaginou exercer? E qual delas não aceitaria em hipótese alguma? Um bom ouvinte será útil em diversas áreas profissionais e não precisa se prender a uma ou outra área apenas. Considere alternativas com liberdade.

Assim, além das aptidões que você tem (como cozinhar bem, ser um bom músico ou um ótimo escritor), é necessário avaliar em que área profissional você deseja consolidar sua carreira e, assim, pesquisar muito ela. Esses são os primeiros passos. 

Analise o mercado

Conhecer o mercado pode ser trabalhoso, mas considere um investimento. (Fonte: Ra2 Studio/Shutterstock/Reprodução)

Uma primeira dica importante é estar ciente dos desafios da sua carreira. Por exemplo, se você deseja ser cirurgião, deve saber que passar muitas horas em pé e ter horários pouco regulares fazem parte dessa escolha. Já, se você deseja ser professor e pesquisador, muitas horas de leitura serão parte da sua rotina.

Se for possível, acompanhe o dia a dia de um profissional do ramo em que você deseja entrar. Isso será ótimo para considerar os aspectos que realmente impactam na rotina desse campo.

Vale a pena também direcionar a pesquisa para o mercado de trabalho da sua região. Quais profissões estão contratando mais e quais já estão saturadas? E qual é o prognóstico disso para os próximos 5 anos? Quando você estará se formando?

Outro elemento a ser ponderado é a questão salarial. A estabilidade financeira interfere positivamente na sua criatividade e no seu comprometimento em cada projeto, além de lhe permitir se dedicar aos seus planos pessoais e familiares.

Para se inspirar, é o caso de pesquisar casos de sucesso. Leia biografias de profissionais que são referências na área em que sonha trabalhar. Conheça os desafios que essas pessoas superaram e entenda como eles podem ser aplicados à sua realidade.

Se ainda restarem dúvidas, um teste vocacional é bem-vindo. Por meio desse instrumento, um psicólogo poderá identificar seus atributos e, de acordo com o resultado, sugerir a carreira ideal ou algumas opções possíveis.

Fonte: Mundo Vestibular, FIA, Universo Vestibulares.

45300cookie-checkComo avaliar o mercado antes de escolher a graduação?
Sair da versão mobile