Ciência de dados: como ser data driven pode ajudar na carreira

Com o avanço da Tecnologia da Informação (TI) em todos os campos de conhecimento, a cultura do mercado de trabalho se tornou imprevisível e acelerada. Nesse contexto, as habilidades básicas dos profissionais mudaram. Alguns anos atrás, falar inglês era apontado como essencial para aqueles focados em crescer na carreira. Porém, hoje, ser um profissional Data Driven, ou seja, orientado a dados, não é mais restrito à ciência de dados: é a nova regra. Por isso, muitos profissionais que já se adaptaram a essa mentalidade estão crescendo na carreira.

Seja qual for sua área de atuação, ter uma mentalidade orientada para dados é uma vantagem para sua equipe e sua empresa. Entenda como ter data literacy, ou seja, alfabetização de dados, pode ser um grande “divisor de águas” em carreiras mesmo longe da ciência de dados:

O que é ser Data Driven?

A era é de Big Data, de acesso a grande volume de informações. Contudo, quem irá ler e interpretar esses dados? Mais do que nunca, a preocupação acerca da segurança de informações é uma característica comum em todas as empresas. Para lidar com tantos dados corporativos e pessoais, empresas precisam ir além do uso dos cientistas de dados e ter profissionais especializados e informados não só na leitura de números, mas que saibam lidar com os dados e interpretá-los: que sejam Data Driven.

Crescer junto aos maiores do mercado

Mesmo que você não trabalhe diretamente com ciência de dados, ter conhecimento sobre o tema diferencia você no mercado. Aqueles que são multifacetados estão chamando atenção das empresas e as equipes das startups são um exemplo disso. As startups de sucesso da última década, como Netflix e Spotify, são conhecidas por serem orientadas por dados. Esses novos negócios de tecnologia estão à frente das empresas tradicionais e estão oferecendo oportunidade profissional para aqueles que já perceberam o movimento Data Driven. Com isso, cargos que trabalham diretamente com números e dados estão chamando a atenção daqueles que querem crescer na carreira, como analista ou cientista de dados e analistas de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Ter maior segurança na tomada de decisões

Manter uma empresa funcionando demanda uma tomada de decisões diária. Porém, qual a melhor forma de garantir a tomada de decisão certa? Ou, pelo menos, com menores consequências negativas? É vantajoso para os negócios contarem com a ciência de dados para embasá-los em decisões estratégicas. Portanto, descobrir padrões e identificar tendências independentemente da área pode ser extremamente vantajoso para gerar mais valor a si como profissional.

Evitar crises

A análise de dados também é um método ativo, não só reativo a situações externas. Entregar melhores experiências aos clientes ou consumidores e adiantar soluções para possíveis crises na sua área de atuação são outros benefícios de ser Data Driven. Com equipes aptas à mentalidade da ciência de dados, é possível melhorar processos e adiantar o desejo do público-alvo antes mesmo que ele esteja ciente disso.

Ser Data Driven permite que seja entregue mais valor ao público com o qual você trabalha. Além disso, independentemente do ramo, negócios sempre vão enfrentar alguma crise, seja ela interna ou externa. Com isso, saber como evitar uma é tão importante quanto saber como resolvê-la quando ela chegar.

Assim como ajudar a ter direcionamento em tempos difíceis, as ferramentas da ciência de dados podem ajudar a enxergar pontos sensíveis nas ações tomadas, evitando crises em tempo hábil para evitá-las de acontecerem.

Saber como e quando inovar

Ser Data Driven é uma consequência natural do ciclo de transformação digital do mercado. No entanto, os dados não têm valor se não forem usados corretamente, com estratégia para alavancar todo o potencial que carregam. Sendo assim, a inovação precisa ser um dos pontos direcionais na cultura da ciência de dados.

Todos os departamentos de uma empresa têm a possibilidade de se beneficiar da mentalidade da ciência de dados, passando por vendas, marketing, atendimento, entre outras. A ideia por trás desse conceito é sobre conseguir analisar dados, por isso, é necessário sempre conectar os dados com o negócio. Ou seja, sabendo como e quando inovar. Assim, estar embasado por métricas ajuda na criação de novas soluções.

Agora você sabe o que é e como funciona a mentalidade da ciência de dados. Também sabe que ela é essencial para profissionais de alta performance que desejam continuar se desenvolvendo e gerando impacto por onde passam.

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