7 fatos relevantes sobre o atual mercado de trabalho

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O mercado de trabalho tem se reinventado a cada dia devido ao avanço tecnológico, que fez surgirem novas ferramentas, máquinas e profissões para atender às demandas atuais.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo McKinsey Global Institute, cerca de 30% das atividades profissionais nos Estados Unidos podem ser automatizadas com o uso de máquinas.

Nesse cenário, as possibilidades de trabalho de desenvolvimento se ampliaram, principalmente para os estudantes, que têm nas mãos a chance de entrar em uma profissão nova e futuramente se tornar referência na área. Para você começar a se preparar para esse novo mercado, reunimos 7 fatos sobre a realidade do mercado de trabalho no Brasil.

1. Profissionais multidisciplinares

Resultado de imagem para pessoa trabalhando gif

Atualmente no mercado de trabalho, as organizações buscam por profissionais com conhecimentos variados para trabalhar em projetos, promovendo mais liberdade e autonomia aos trabalhadores. Além disso, quem adota esse sistema poderá trabalhar em várias empresas, sem necessariamente ficar restrito a apenas uma.

2. Liberdade física

Resultado de imagem para work in beach gif

A tecnologia facilitou a relação entre as empresas e os empregados. Com as diversas ferramentas existentes, a presença física no escritório para desempenhar suas funções ou participar de reuniões não tem de ser algo obrigatório. Essa facilidade proporciona mais liberdade às pessoas e permite que elas morem e trabalhem em qualquer lugar do mundo.

3. Motivação para trabalhar será mais importante que o salário

Resultado de imagem para woman hug panda gif

Trabalhar apenas em troca de um salário não é mais o que as pessoas (e principalmente os jovens) almejam. A expectativa de dedicar seu potencial a uma empresa que tenha os mesmos valores é o desejo desse novo público. Além disso, ambientes que oferecem benefícios como flexibilidade, incentivo ao estudo, desenvolvimento pessoal e de carreira com certeza terão mais chances de atrair os melhores profissionais.

4. Surgimento de novas profissões

Resultado de imagem para new professions gif

Muitas das profissões, principalmente as operacionais, serão substituídas pelo uso de máquinas e robôs. Porém, as pessoas não terão menos trabalho, mas sim a possibilidade de reciclar seus conhecimentos e encontrar novas posições de acordo com as exigências do mercado. Por isso, quanto antes as pessoas se preocuparem com o futuro, melhores serão suas oportunidades na carreira. A tecnologia é uma realidade e tem alterado as relações; então, por que já não promover mudanças?

5. Estrutura organizacional horizontal

Resultado de imagem para diabo veste prada gif

Empresas que ainda seguem o sistema de gestão centralizada estão perdendo cada vez mais espaço no mercado. Isso não significa que os cargos de chefes, diretores e coordenadores vão acabar; eles vão se reinventar. E isso vai acontecer porque os profissionais buscarão lugares que ofereçam autonomia e liberdade para criar e se desenvolverem sem cobranças e pressão.

6. Compartilhamento de espaço

Resultado de imagem para no boss Gif

Os espaços colaborativos de trabalho ganharam força recentemente entre profissionais autônomos e empresas que buscavam uma opção mais simples e acessível para ter um escritório físico. Outro motivo do sucesso desses locais é a facilidade de locação, que é baseada em contratos mensais ou por períodos específicos, eliminando toda a burocracia que existe quando se trata de alugar um imóvel. Os coworkings já são uma realidade, e a expectativa é de que esses espaços se popularizem ainda mais.

7. Inteligência artificial nas empresas

Resultado de imagem para matrix Gif

A inteligência artificial vai estar cada vez mais presente nas empresas e auxiliar o desenvolvimento do trabalho realizado pelo homem, contribuindo ainda com a geração de dados e relatórios mais precisos.

778cookie-check7 fatos relevantes sobre o atual mercado de trabalho