Treineiro do Enem: experiência ou antecipação?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixou de ser um simples teste de conhecimento para se tornar uma prova essencial para quem busca entrar em uma faculdade particular ou pública. Isso quer dizer que conseguir a melhor nota possível no enem se tornou primordial para qualquer estudante, ao ponto de muitos jovens fazerem de tudo na fase de preparação para o famoso teste.

A maneira mais comum para se preparar para o Enem são simulados oferecidos online e em cursinhos, mas como nada vence a experiência real, das possíveis complicações de chegar em tempo ao local do teste a lidar com a pressão do ambiente da prova em si, muitos resolvem fazer o exame antes mesmo de chegar ao terceiro ano do Ensino Médio. Sim, estamos falando dos treineiros do Enem.

O que é treineiro?

Treineiro é quem presta um vestibular antes de chegar ao último ano do Ensino Médio. A ideia, como o próprio nome já diz, é treinar a experiência de fazer a prova. 

Como ser treineiro do Enem?

Em 2021, 445.270 dos 3 milhões de inscritos no Enem eram treineiros. O número mostra o quanto as pessoas têm se antecipado à prova para garantir as melhores notas quando chegar o momento de disputar a vaga desejada. 

O Ministério da Educação (MEC) dispõe de um campo de inscrição especial para quem quer ser treineiro. Nesse caso, a pessoa se inscreve normalmente, faz a prova como todos os outros candidatos, mas a liberação dos resultados individuais é 60 dias após a divulgação dos resultados gerais. 

Para se inscrever, basta estar no primeiro ou no segundo ano do Ensino Médio e se inscrever no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que realiza a prova. 

Prós e contras

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Mas será que vale a pena passar por todo esse estresse de perder um fim de semana inteiro respondendo a quase 200 questões sem grandes recompensas? Tudo é uma questão de definir o que você procura.

Em primeiro lugar, mesmo fazendo o teste como um treino, você ainda terá que pagar a taxa de inscrição como qualquer outro candidato (embora participantes de baixa renda possam solicitar a isenção desse valor). Em segundo, como seu boletim sairá depois dos resultados oficiais, é preciso ter paciência.

Além disso, você não pode usar esses resultados para nada que não seja sua autoavaliação. Em outras palavras, isso significa que não vale tentar entrar em uma faculdade com eles ou participar do FIES, ProUni, Sisu etc. Enfim, a ideia é conhecer o funcionamento do Enem para se preparar, e não mais do que isso.

Mas, afinal, vale a pena ser treineiro?

Ok, ok. Sabemos que você está curioso para saber nosso veredito sobre o assunto. Mas o fato é que realmente não há uma resposta definitiva, justamente porque essa é uma questão totalmente pessoal.Provas como essa sempre trazem uma dose de pressão. Se você não quiser enfrentar essa barra agora, sem problema. Pode ser pior mesmo viver uma experiência desencorajadora.

Por outro lado, aqueles que creem que toda preparação possível é válida têm todos os motivos do mundo para serem treineiros. Isso porque, mesmo sem poder usar os resultados, o simples fato de saber quais são os processos da prova do Enem na prática já faz toda a diferença para se preparar melhor para a prova no ano seguinte. E acredite: considerando o número de pessoas que se atrasam no dia da prova, você vai agradecer por saber antecipadamente quanto tempo vai levar para percorrer o trajeto.

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Em meio a tudo isso, claro, especialistas apoiam ambos os lados. Alguns dizem que a diferença de peso envolvida entre ser treineiro e o teste verdadeiro não vai ajudar a treinar seu psicológico. Já outros defendem que conhecer toda a metodologia da prova realmente é uma oportunidade de preparação interessante. Há, também, relatos de casos ainda mais curiosos de alunos que, por terem passado como treineiros, relaxaram mais do que deviam no Enem “para valer”.

Diante disso, reforçamos que tudo isso é uma questão de encontrar em qual dos lados acima você se encontra. E, se decidir ser treineiro, lembre-se de que você deve continuar estudando para o Enem de verdade, independentemente dos resultados da sua prova.

Leia também:
Saiba quem pode fazer o Enem
O que é o Prouni?
Como estudar sozinho para o Enem?

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

4300cookie-checkTreineiro do Enem: experiência ou antecipação?