Como estudar para o Enem sozinho?

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das principais maneiras de entrar em um curso superior no Brasil — seja contando para a nota do vestibular ou como método exclusivo de ingresso. Por isso, muita gente dedica um ano inteiro de estudos para esses dois domingos de prova.

Enem 2021: Data

Na edição de 2021, serão nos dias 21 e 28 de novembro. Então, se você é uma das milhões de pessoas que se inscreveram para as provas, ainda há tempo para estudar. Você só precisa se planejar e, para isso, nós temos quatro dicas muito práticas e efetivas. Confira!

1. Crie um plano de estudos realista para o Enem

Os vestibulares e o Enem buscam testar os conhecimentos que você adquiriu durante os três anos do Ensino Médio. Como é impossível comprimir três anos em poucos meses, você não vai conseguir estudar absolutamente tudo — mas é possível revisar bastante conteúdo se você pensar em um planejamento eficiente. 

É importante analisar quanto tempo você tem disponível para estudar por dia, listar os conteúdos mais importantes e dividi-los em um roteiro. A lista do que cai no Enem pode ser encontrada no próprio site do Inep. Uma dica para auxiliar nessa programação é focar mais nos conteúdos em que você tem dificuldade e dar uma olhada rápida nos outros.

Mas atenção: não adianta fazer um plano com 500 exercícios por dia, se você tem duas ou três horas para estudar. Também não é positivo se afundar nos estudos sem ter um pouco de lazer — crie um plano que seja possível de cumprir, sem levar você a exaustão.

Coloque tudo que você pretende estudar em um plano, mas sem exageros. (Fonte: Getty Images/Freepik)

2. Tecnologias para auxiliar nos estudos para o Enem

A tecnologia pode atrapalhar bastante seus estudos para o Enem. Porém, ela também pode ser uma grande aliada, especialmente na sua produtividade. Seguem algumas ideias nesse sentido:

Aproveite as ferramentas online para aumentar sua produtividade nos estudos. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

3. Revise as provas anteriores do Enem

Outra coisa incrível que a internet oferece para ajudar você a estudar para o Enem é acesso às provas anteriores: bastam alguns cliques para conferir o que caiu nos anos passados e simular provas bastante parecidas com a que você vai fazer. 

Saber como o Enem funciona e como costumam ser suas questões é indispensável para seu desempenho. Assim, você já terá bastante familiaridade com a prova quando o grande dia chegar. Só para constar, ela é dividida em quatro grandes eixos: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

É possível encontrar as provas anteriores e análises na internet, o que ajuda muito nos estudos. (Fonte: Governo Federal/Reprodução)

4. Fique de olho nos temas atuais

A redação do Enem costuma ser baseada em um tema importante daquele ano. Por isso, é indispensável que você saiba o que está acontecendo nas notícias e o que está sendo discutido na sociedade. Claro que não dá para se aprofundar em tudo, mas é essencial ter uma noção de cada assunto. Pensando nisso, o blog do Mackenzie mantém uma editoria de Atualidades, que pode ajudar bastante nessa parte.

Além da redação, a prova também costuma utilizar temas atuais para contextualizar questões de todos os eixos. Então, ficar em dia com as notícias é algo que vai ajudar você em tudo.

Busque acompanhar as notícias, já que elas são tema de redação e contextualizam questões da prova. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Para terminar, uma última orientação que não está diretamente relacionada aos estudos, mas influencia bastante no seu desempenho no Enem: cuidar da saúde. Como dissemos, estudar até a exaustão não é positivo, então separe um tempo para o lazer, para fazer exercícios, bem como dormir e se alimentar bem. 

Fonte: G1, Brasil Escola.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

52550cookie-checkComo estudar para o Enem sozinho?