Procurar sobre os temas de redação do Enem é inevitável no período de preparação para a prova. Isso acontece porque ela é super importante na construção da nota do candidato: 20% da pontuação final sai das 30 linhas escritas no cartão respostas. Dependendo do curso escolhido e da instituição, ela ainda pode ter peso dobrado na média utilizada no Sisu. Por isso, inevitavelmente, todo preparo é pouco.
Precisa de ajuda para se preparar? Confira aqui embaixo uma lista com todos os temas de redação do Enem e algumas dicas de como conseguir um bom resultado nelas.
Veja também: Enem 2024: 9 temas que podem cair na redação
Temas anteriores da redação do Enem seguem o padrão de focar em problemas sociais
Desde 1998, quando aconteceu a primeira edição do Enem, os temas de redação têm algo em comum: a abordagem de problemas sociais que são/foram atuais no momento da prova. Os últimos temas da redação do Enem, por exemplo, falaram de registro civil e cidadania, comunidades e povos tradicionais brasileiros e invisibilidade do trabalho feminino. A partir daí, fica fácil perceber que saber sobre atualidades também é necessário para conseguir fazer uma boa prova.
Confira a lista com todos os temas de redação do Enem:
- 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil;
- 2022: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil;
- 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
- 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
- 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil;
- 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
- 2017: PPL: Consequências da busca por padrões de beleza idealizados;
- 2017: (2ª Aplicação): Caminhos para combater o racismo no Brasil;
- 2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
- 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
- 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
- 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil;
- 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil;
- 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21;
- 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;
- 2010: O trabalho na construção da dignidade humana;
- 2009: O indivíduo frente à ética nacional;
- 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar;
- 2007: O desafio de se conviver com as diferenças;
- 2006: O poder de transformação da leitura;
- 2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira;
- 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação;
- 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo;
- 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?;
- 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?;
- 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional;
- 1999: Cidadania e participação social;
- 1998: Viver e aprender.
Redação do Enem: características são específicas
O modelo de redação exigido pelo Enem é o dissertativo-argumentativo em prosa, gênero textual que precisa conter uma tese ou um ponto de vista para convencer o leitor. Além disso, ao desenvolver o texto, o candidato tem como desafio criar uma proposta de intervenção utilizando-se de argumentos concretos que sejam coerentes com a realidade, e estejam de acordo com o tema proposto. Tudo isso respeitando o número mínimo de sete e máximo de 30 linhas no total.
Como deve ser feita a redação do Enem?
A redação do Enem é como uma receita de bolo: os ingredientes certos garantem um bom resultado. Confira algumas dicas sobre como escrever e estruturar a sua da melhor maneira!
Quais são as 4 partes da redação?
Título, introdução, desenvolvimento e conclusão são indispensáveis para a redação do Enem. Ela deve ter cinco parágrafos: um para a introdução, três para o desenvolvimento (um para cada argumento) e um para a conclusão. Se cada um tiver seis linhas, você atinge o tamanho máximo permitido na prova.
Como começar a redação?
A redação do Enem deve ser iniciada uma contextualização histórica, análise crítica ou uma relação do tema com fatos ou produtos de ficção. Escolha a melhor forma de como começar uma redação e treine até estar confortável para aplicar a mesma técnica em temas diferentes.
É obrigatório colocar um título na redação do Enem?
Sim! O título faz parte da redação e não pode ser ignorado. O ideal é deixar para escrevê-lo no final e não copiar o tema. O título deve ser um resumo bem objetivo e curto da abordagem escolhida para ser trabalhada na sua redação.
Como iniciar uma boa conclusão?
A conclusão deve começar com conectivos, frases ou advérbios de conclusão. Além disso, é importante revisitar os argumentos apresentados de forma breve e oferecer uma proposta de solução ou reflexão para um problema principal relacionado ao tema.
O que não pode faltar em uma redação do Enem?
A redação do Enem precisa ter título, introdução, argumentos e conclusão. Ela deve defender um ponto relacionado ao tema principal de maneira coesa e coerente, com boa ortografia e linguagem formal. Além disso, a proposta de solução ou reflexão não pode ser esquecida.
Como fazer uma redação nota 1000 passo a passo?
Para garantir a nota 1000 na redação, é necessário fazer um texto coeso e coerente que defenda, com argumentos, algum ponto de vista sobre determinado assunto. Além disso, ela deve ser completa, com início, meio e fim e atender às competências de avaliação da banca.
Como a redação do Enem é avaliada?
Os temas de redação são grande parte da preocupação em relação a esta parte da prova. Porém conhecer e dominar as cinco competências consideradas na avaliação da prova pode ajudar na conquista da nota 1000, afinal de contas, cada uma vale 200 na pontuação final. Segundo o site do MEC, para agradar a banca o candidato deve ser capaz de:
- Dominar a norma formal da língua portuguesa;
- Compreender o tema e o que é proposto sem fugir dele;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Conhecer os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Respeitar os Direitos Humanos.
Você sabia que pode usar a nota do Enem para se matricular no Mackenzie? Saiba mais na nossa página de vestibular e graduação!