Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!
O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um projeto de concessão de bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em faculdades e universidades privadas para alunos de baixa renda. Até Para o 1° semestre de 2022, só podem participar alunos egressos de escolas públicas ou que cursaram escolas particulares com bolsas de estudo integrais. A partir do 2° semestre deste ano, qualquer aluno que se enquadre na renda familiar indicada pode participar. Segundo as regras do Prouni, ficam elegíveis
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo e para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
A participação inscrição no Prouni é feita pelo próprio portal do programa. Para participar se inscrever, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior 2021 e ter obtido no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter zerado na redação.
Durante a inscrição o candidato deverá escolher a Instituição de Ensino, curso e turno de acordo com a sua preferência. O candidato poderá acompanhar as notas de corte de cada curso e alterar suas opções até o encerramento das inscrições. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.
Se o aluno for pré-selecionado pelo Prouni pela plataforma com a sua nota do Enem, ele deve se apresentar no prazo indicado pela na instituição em que se inscreveu e apresentar a documentação completa exigida pela universidade. Uma vez que a documentação esteja em ordem, é assinado o Termo de Concessão de Bolsa, e o aluno fica oficialmente inscrito no programa.
Prouni no Mackenzie
O Mackenzie disponibiliza bolsas de estudo integrais por meio do Prouni, tanto para graduação presencial quanto para os cursos a distância (EaD). Se você se inscreveu e foi aprovado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, confira a documentação necessária.
Lembre-se de que devem ser apresentados documentos comprobatórios de todos os integrantes do grupo familiar, conforme a solicitação do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos com menos de 18 anos, que não sejam emancipados, devem apresentar os documentos de pai e mãe mesmo que não morem com eles.
1. Comprovante de renda
Devem ser apresentados documentos que comprovem a renda do candidato e do seu grupo familiar, como:
- contratos de estágio;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (páginas com a foto, qualificação, último registro e página seguinte em branco) e Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
- comprovantes dos últimos três meses de salários;
- relatório do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) emitido gratuitamente pelo site do Banco Central ou a Certidão Negativa de Relacionamento com o Sistema Financeiro emitida no mesmo site;
- os três últimos extratos bancários de cada instituição financeira ativa indicada no CCS;
- trabalhador informal, autônomo ou eventual pode apresentar uma Declaração de Trabalho Informal (modelo no site da Coordenação de Bolsas de Estudo);
- empresários devem apresentar a Declaração de Renda Empresarial MEI (modelo no site da Coordenação de Bolsas de Estudo) e três últimos pró-labores;
- aposentado, pensionista ou beneficiário de auxílio-doença do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), os três últimos comprovantes de recebimento do benefício ou extrato retirado da página gov.br;
- para os integrantes do grupo familiar que não exerçam atividade remunerada, deve ser apresentada uma Declaração de Não Renda (modelo no site da Coordenação de Bolsas de Estudo);
- seguro-desemprego mediante o comprovante de recebimento fornecido pela Caixa Econômica Federal e da rescisão contratual, incluindo o valor do Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS);
- ajuizamento ou, quando já proferida, a decisão judicial determinando o pagamento da pensão alimentícia.
2. Imposto de Renda de Pessoa Física
O candidato deve apresentar a declaração completa do ano anterior entregue no ano vigente. Caso seja isento, deve apresentar a Declaração de Isenção (modelo no site da Receita) acompanhada da consulta recente de Situação das Declarações IRPF, com a seguinte informação: “Sua Declaração não consta na base de dados da Secretaria da Receita”.
3. Imposto de Renda de Pessoa Jurídica MEI
Caso o candidato, ou algum integrante do grupo familiar, seja Microempreendedor Individual (MEI) o candidato deve apresentar o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), que pode ser encontrado no site de serviços do MEI. Caso seja participante do programa Simples, deve apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional.
4. Imposto de Renda da Pessoa Jurídica: Sociedade Individual (EI, ME e EPP) ou Empresarial (LTDA. e S.A.)
Caso o candidato, ou algum integrante do grupo familiar, faça parte de Sociedade Individual ou Empresarial, devem ser apresentados os seguintes documentos:
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- requerimento de empresário individual, contrato social ou estatuto (a primeira e a última alteração);
- empresas inativas com extrato fiscal fornecido pela Receita Federal ou Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica de Inatividade.
5. Demonstrações de patrimônio familiar
O candidato deve apresentar documentos comprobatórios das posses imobiliárias da família, como:
- Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – páginas com identificação do proprietário e do imóvel.
- Certificado(s) de Registro e Licenciamento de Veículo(s) que esteja(m) em nome de membros do grupo familiar. Caso o veículo seja financiado, apresentar o boleto mais recente ou o contrato de compra.
- Investimentos financeiros.
6. Outros Documentos
Outros documentos que devem ser apresentados pelo candidato são os descritos a seguir.
- Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio na escola pública. Caso tenha cursado o Ensino Médio em escola privada, declaração com a condição de bolsista integral (100%) especificando o período. São válidos como comprovação de conclusão do Ensino Médio o certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou dos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
- Comprovante de efetivo exercício de magistério na Educação Básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública, emitido por esta, quando for o caso.
- Diploma de formação em Ensino Superior do candidato.
- Comprovante de CadÚnico recente.
- Em casos de deficiência, apresentar cópia de laudo médico atestando a deficiência do candidato.
- Certidão de Nascimento do candidato.
- Registro Geral de Identidade (RGI).
- Cadastro de Pessoa Física (CPF).
- Comprovante de residência de todos os integrantes do grupo familiar.
- Certidão de Casamento ou de União Estável.
- Averbação da separação ou do divórcio, com a indicação da partilha dos bens.
- Termo de Guarda, Curatela ou Tutela, se for o caso.
- Certidão de Óbito.
E aí? Que tal começar a se preparar para entrar em uma das mais renomadas universidades do Brasil?
Leia também:
Vestibular: 4 dicas para fazer resumo e arrasar nos estudos
Tire suas maiores dúvidas sobre redação de vestibular
Fonte: Mackenzie, Blog Mackenzie.