Menos de 6 meses para o Enem: como começar a estudar?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Passar no vestibular é o sonho de boa parte dos jovens. E isso é mesmo um rito de passagem importante, pois a graduação forma o estudante de modo integral e o direciona para o mercado de trabalho. É por isso que, a cerca de seis meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quem deseja ingressar no Ensino Superior já está ligado na prova.

A boa notícia é que ainda dá tempo de “entrar de cabeça” e ser aprovado. Confira aqui algumas dicas para fazer dos próximos meses uma jornada certeira e conquistar seu grande sonho de começar uma graduação.

1. Defina prioridades

Com o Enem no horizonte, organização é a chave para ter sucesso nos estudos
Com o Enem no horizonte, organização é a chave para ter sucesso nos estudos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Cronograma

O primeiro passo é identificar qual é a sua disponibilidade real de estudo nos próximos seis meses. Afinal, poder estudar 2 horas ou 5 horas em um dia faz muita diferença, e é com base nisso que você deve estruturar um cronograma.

Rotas sempre podem ser ajustadas, mas é importante ter um planejamento. Por isso, defina horários fixos para cada disciplina ao longo da semana.

Áreas mais importantes

“Quanto dedicar de tempo para cada disciplina é necessário?”, essa é uma pergunta comum entre os vestibulandos, e não há uma resposta exata. Isso depende da sua prioridade e também das suas lacunas. Se você entende química orgânica, pode revisar rapidamente o conteúdo; mas se você não lembra de movimento linear uniforme, então é legal priorizá-lo.

Uma dica legal é considerar os temas que mais caem. Alguns tópicos são muito recorrentes e devem ser priorizados.

Considere também que diferentes cursos podem dar peso distinto a cada disciplina no Enem. Veja o exemplo do processo seletivo deste ano para as graduações ofertadas nos campi Alphaville e Higienópolis da Universidade Mackenzie:

(Fonte: Universidade Mackenzie/Reprodução)

Redação

Você pode ter observado que a redação tem um peso superespecial no vestibular do Mackenzie, assim como ocorre em outras universidades. E não é à toa. Ela demonstra a capacidade de articular ideias, algo fundamental a um graduando. Por isso, vale muito a pena dar prioridade à redação no seu cronograma de estudo.

Mas qual tema escolher? Bom, você pode treinar com diferentes assuntos, mas escolher um problema social é uma boa dica. Questões sociais são os tópicos mais abordados, já que permitem explorar diferentes ângulos e “costurar” os argumentos na redação.

2. Importe-se com o “como”

Resolver provas anteriores do Enem pode ser uma ótima forma de treinar o conteúdo e o modelo da prova
Resolver testes anteriores do Enem pode ser uma ótima forma de treinar o conteúdo e o modelo dessa prova. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

“Aprenda a aprender”

Neste momento, não basta definir o que estudar: é hora de pensar no “como”, ou seja, no método de estudo. Isso é importante porque o vestibular exige um esforço maior e uma dedicação mais sistematizada.

Pode ser que durante o Ensino Médio você tenha aprendido mais lendo do que ouvindo e que tenha lidado com os deveres de casa sem se preocupar em ter um local só seu para estudar. Bom, agora é hora de dar um salto de qualidade e definir um jeito próprio de aprender.

Um modo interessante de aprendizado é resolver provas anteriores do Enem. Esse método pode ajudar você a se ambientar ao modelo da prova e a identificar os assuntos mais frequentes.

Leia também:

Confira o calendário do Enem

Redação do Enem: veja os temas já abordados

As matérias que mais caem no Enem

Tenha foco no presente

Para aprender o conteúdo e se autoconhecer, ter foco no presente é um ótimo atalho. Por isso, vale a pena dedicar tempo para a higiene mental.

Meditação é um exercício simples, rápido e barato que pode ajudar você a colocar os pensamentos em ordem e deixar a ansiedade para trás. A yoga também auxilia nesse processo. Em ambos os casos, exercícios de respiração são um dos pontos mais importantes.

Ter foco no presente é bacana também porque permite que você aproveite ao máximo tanto o período de estudo como os momentos de descontração. Se é hora de estudar, a cabeça precisa estar focada nisso e, nos momentos de festa, nada de pensar em teoria, hein!

Aliás, a faculdade vai ter uma boa dose disso: teoria, epistemologia, método científico… então vem muita discussão legal pela frente!

73970cookie-checkMenos de 6 meses para o Enem: como começar a estudar?