Iniciação científica: o que é e como funciona?

A pesquisa é uma das atividades mais importantes para quem pretende seguir carreira acadêmica. Dentre as diferentes modalidades, na graduação, estudantes têm a oportunidade de se aproximar da pesquisa com programas de iniciação científica.

Mesmo para quem não tem vontade de seguir na academia, esses programas ajudam a conhecer um projeto de pesquisa mais profundamente e a desenvolver trabalhos para conclusão de curso.

O que é a iniciação científica?

Os programas foram criados para aproximar estudantes de graduação da pesquisa acadêmica, estimulando os estudos acadêmicos e a continuidade em cursos de mestrado e doutorado.

A iniciação científica é uma ótima forma de se aproximar da pesquisa acadêmica na graduação. (Fonte: Keira Burton/Pexels/Reprodução)
Programas de iniciação são excelentes para aproximar graduandos da pesquisa acadêmica. (Fonte: Keira Burton/Pexels/Reprodução)

Por mais que seja uma “porta de entrada” para outros níveis do Ensino Superior, programas de iniciação também são importantes para que alunos aprendam a lidar com as etapas de um projeto de pesquisa, facilitando o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC).

Leia também:

Como funcionam os programas de iniciação científica?

Nesses programas, estudantes têm a vivência na pesquisa facilitada pela orientação de professores pesquisadores, acompanhando alunos em atividades como:

O programa é exclusivo para graduandos, sendo que o aluno participante deve estar regularmente inscrito em uma instituição de ensino para participar do processo seletivo.

Tipos de programa com bolsas de estudos

Caso haja financiamento, as bolsas podem ser concedidas pela instituição de ensino ou pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do qual é possível participar de um dos seguintes programas:

  1. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
  2. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
Na iniciação científica, a pesquisa é desenvolvida em parceria com o professor orientador e o aluno deve apresentar seus resultados em forma de artigos acadêmicos e relatórios. (Fonte: Yan Krukov/Pexels/Reprodução)
Em programas de iniciação, a pesquisa é desenvolvida em parceria com o professor orientador e o aluno deve apresentar seus resultados em forma de artigos acadêmicos e relatórios. (Fonte: Yan Krukov/Pexels/Reprodução)

Critérios para ingressar nos programas

Para concorrer a uma bolsa, são considerados o desempenho nos estudos, o histórico escolar e a qualidade do projeto submetido. Outros critérios são definidos de acordo com cada instituição.

De toda forma, ao encontrar um professor com a linha de pesquisa próxima às suas inquietações, o estudante pode procurá-lo para perguntar da possibilidade de orientação na atividade.

Quais são as vantagens de ingressar na iniciação científica?

Mesmo que o estudante não tenha vontade de seguir na carreira acadêmica, participar de programas de iniciação é uma excelente forma de aprimorar o currículo.

As principais vantagens são:

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Blog Carreiras, Conexão Carreira, Wyden, Futuro Acadêmico

73330cookie-checkIniciação científica: o que é e como funciona?