Ícone do site Blog Mackenzie

Como usar as redes sociais para arrasar no vestibular?

As redes sociais têm-se mostrado um caminho para diversos propósitos, indo além dos objetivos de distração e interação. Se utilizadas de forma certa, elas podem ser benéficas nos estudos e no trabalho, por exemplo.

Há muitos profissionais fazendo delas plataformas de compartilhamento de conhecimento. Por isso, se você está se preparando para o vestibular, saiba que elas podem ajudar, e muito, nessa etapa. Entenda como.

As redes sociais podem ser benéficas quando utilizadas de forma inteligente, se não houver distração com outros conteúdos. (Fonte: Pexels)

WhatsApp

O WhatsApp é uma plataforma de mensagem instantânea em que o usuário pode interagir com demais pessoas por meio de mensagens escritas, de áudio, ligação e chamada por vídeo.

No caso dos vestibulandos, o WhatsApp pode ser uma ferramenta para participar de grupos, trocando conhecimento, tirando dúvidas e compartilhando arquivos, links e materiais relacionados ao vestibular.

Além disso, pode ser um recurso para interagir com os amigos de maneira descontraída, algo importante a se fazer para preservar a saúde mental, que fica tão instável nessa época.

YouTube

O YouTube é uma plataforma com potencial gigantesco quando o assunto é aprendizado. Isso porque o site é exclusivo para hospedagem de vídeos e criação de lives. A mídia está repleta de conteúdos de graça sobre todos os assuntos possíveis, incluindo vestibular.

Existem até canais específicos para diferentes matérias. É o caso do Professor Noslen, que usa o YouTube para ensinar redação e gramática a vestibulandos. Para se ter uma ideia, atualmente o canal dele contém mais de 3 milhões de inscritos.

Nas redes sociais, há conteúdos que contemplam todas as formas de aprendizagem. (Fonte: Pexels)

Facebook

O Facebook também pode ser utilizado como recurso para se preparar para o vestibular. Ele é conhecido como uma plataforma para compartilhar principalmente informações e acontecimentos pessoais, mas também contém notícias da atualidade que são fundamentais, principalmente para os estudantes que vão realizar o Enem.

O destaque fica por conta dos grupos que possibilitam a interação com outros estudantes ou mesmo com professores. Nos grupos, é possível compartilhar materiais, links, fazer enquetes, criar discussões sobre assuntos importantes e tirar dúvidas.

Mas é importante saber filtrar as páginas e os grupos que você acompanha, principalmente quando estão relacionados a notícias. Isso porque a plataforma é muito usada para compartilhamento de notícias falsas, também conhecidas como fake news.

O ideal é acompanhar páginas de educação ou específicas sobre notícias nacionais e internacionais, que sejam portais grandes e confiáveis. Além disso, é bom seguir páginas de perfis que de fato publiquem conteúdos relevantes.

Instagram

O Instagram é uma plataforma que oferece múltiplas funcionalidades. Em quase todas elas, o foco é consumir conteúdos curtos. Por isso, é um excelente ambiente para encontrar dicas rápidas sobre todas as matérias do vestibular.

Nessa plataforma, é possível seguir pessoas de seu interesse e acessar conteúdos por meio do feed, que fica disponível o tempo todo; stories, que desaparecem depois de 24 horas; além de lives e reels, que são vídeos.

Um exemplo é o perfil da Carina Fragozo, que é professora de inglês e doutora na área de Linguística e usa seu perfil do Instagram para mostrar dicas rápidas a seus seguidores. O conteúdo que ela compartilha é voltado para pronúncia, gramática, abreviações e outros assuntos relacionados ao ensino de inglês.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte:Guia do Estudante, Professor Noslen, Carina Fragozo

50050cookie-checkComo usar as redes sociais para arrasar no vestibular?
Sair da versão mobile