O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 como uma maneira de avaliar o desempenho dos estudantes ao término da educação básica. A partir de 2009, ele passou a ser utilizado como um mecanismo de acesso ao Ensino Superior.
A prova ocorre anualmente (as datas de realização do enem em 2021 serão em 21 e 28 de novembro), e muitos estudantes tentam várias vezes conseguir uma colocação em uma boa universidade. Para ter um bom desempenho, é preciso não deixar os estudos acumularem e estar atento a uma série de fatores. Separamos seis dicas para te ajudar nessa jornada.
1. Trabalhe em um lugar tranquilo
É importante ter um ambiente próprio e tranquilo para maximizar sua atenção aos estudos. Se não for possível e você tiver que dividir o lugar onde estuda com outras pessoas, deixe claro para elas seus objetivos e a importância da quietude para o momento de estudos.
2. Familiarize-se com a prova
Para um bom desempenho em uma prova longa, é preciso estar calmo. Então, comece a se familiarizar com ela. O teste é realizado em dois dias diferentes: o primeiro, com 5 horas e 30 minutos de duração, inclui o tempo da redação; e o segundo, que dura 4 horas e 30 minutos.
O exame é composto de quatro provas objetivas e uma redação. As provas são divididas em quatro áreas de conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e redação, que englobam as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Tecnologias da Informação e Comunicação, Artes e Educação Física;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias, que abrange História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a qual compreende Química, Física e Biologia;
- e Matemática e suas Tecnologias, a qual corresponde à Matemática.
3. Cronograma de estudos para o Enem
É fundamental estar atento à lista dos conteúdos do Enem, que pode ser encontrada no site do Inep. Em uma prova com tantas matérias, é normal se concentrar naquela que você tem dificuldade, mas é importante separar um tempo para relembrar as que você já sabe ou gosta.
Felizmente seu cérebro te ajuda nessa questão. Pesquisas demonstram que você aprende e retém mais conhecimento quando estuda algo pela primeira vez do que relendo um conteúdo 24 horas depois, e isso tem efeito cumulativo. Portanto, na próxima semana, você terá a capacidade de reter as mesmas informações com apenas cinco minutos de análise. Então, crie uma agenda com intervalos para relembrar as principais informações de cada matéria.
4. Pratique a redação e as provas anteriores do Enem
Por se tratar de uma prova que aborda um conteúdo extenso, porém repetido há anos, é muito provável que, ao praticar os exercícios das versões anteriores do Enem, você esteja respondendo a questões que vão cair na sua prova (talvez com uma outra “cara”). Também é importante praticar as redações anteriores e tentar receber um feedback de colegas ou professores.
5. Atente-se às notícias
O Enem tem um histórico de usar notícias e atualidades para contextualizar as questões ou a redação. Por isso, é importante ter um tempo para ficar por dentro dos acontecimentos políticos e sociais do mundo todo. No Blog do Mackenzie, você encontra uma editoria sobre temas atuais que podem cair nas provas.
6. Aproveite as redes sociais para estudar para o Enem
As redes sociais podem ser uma poderosa ferramenta de auxílio na aprendizagem. Nos últimos anos, canais com aulas e dicas de estudo se popularizaram e muitos deles têm um conteúdo cada vez mais qualificado.
Outra maneira de usar as redes é participar de grupos de aprendizagem e trocas de experiências com colegas ou pessoas que já passaram por essa fase. Pesquisas demonstram que suas chances de aprendizagem aumentam quando você tem que ensinar o conteúdo. Então, trabalhar em grupos de estudo pode ser uma ótima oportunidade.
Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!
Fonte: Brasil Escola, Inep, Stoodi, Guia da Carreira, Na Prática, Psychestudy.