Ícone do site Blog Mackenzie

Ciclo circadiano: qual é a melhor hora para estudar?

Happy hispanic teen girl school or college student writing in workbook doing homework or preparing for exam in library sitting at desk. Learning math and individual schoolwork concept, close up view.

Não é novidade que a rotina de um vestibulando pode ser um pouco agitada, já que os estudantes precisam “se jogar” nos livros e reter o máximo de conteúdo possível em um curto período. Com isso, surge uma questão importante: qual é o melhor horário para estudar?

Para respondermos a essa pergunta, precisamos antes entender que o corpo humano é uma máquina complexa, cheia de variáveis que influenciam de forma prática como você vai se comportar no dia a dia. 

O seu relógio biológico faz toda a diferença quando o assunto é seu período de maior rendimento durante o dia e isso está relacionado ao ciclo circadiano. Vamos entender um pouco mais sobre isso?

O que é o ciclo circadiano?

Manter o ciclo circadiano sempre regulado é essencial para a saúde. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O ciclo ou ritmo circadiano abarca as alterações fisiológicas que acontecem no corpo durante as 24 horas do dia, como a sensação de fome e sono, por exemplo. Ele é regido por uma parte do cérebro conhecida como hipotálamo, responsável por reagir aos estímulos de luminosidade do ambiente. 

Durante o dia, o corpo produz mais cortisol, deixando o indivíduo mais atento e disposto; enquanto de noite, a melatonina é liberada, deixando o corpo mais relaxado e auxiliando no sono.

É importante ressaltar que alteração nesse ciclo pode ser motivo de muito desconforto, deixando a pessoa mais indisposta e, a longo prazo, podendo deixar o organismo mais vulnerável a diversas doenças.

Quer dizer que o corpo sempre vai estar mais ativo durante o dia?

Conheça seu relógio biológico! (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Não é bem assim. Existe mais um fator importantíssimo que define como o ciclo vai acontecer no seu corpo: o cronotipo. Você conhece alguém que funciona muito bem durante o dia, acorda feliz e bem disposto? E alguém que é mau humor em pessoa antes do meio-dia, mas está cheio de vigor no fim da tarde?

Isso acontece porque cada pessoa tem seu próprio relógio biológico — é ele que vai definir em quais períodos do dia você tem mais energia e atenção para executar tarefas diversas.

É possível classificar os indivíduos em basicamente três categorias: 

Mas, afinal, qual é o melhor horário para estudar?

Mantenha uma rotina organizada e respeite seu corpo! (Fonte: Getty Images/Reprodução)

A resposta é: depende! É importante se conhecer e saber identificar o seu tipo de relógio biológico, pois é a partir dele que você será capaz de identificar o melhor período do dia para arrasar nos estudos. Sabendo disso, procure regularizar sua rotina e manter as atividades diárias sempre nos mesmos horários, pois seu rendimento vai ser ainda melhor. Respeitando seu corpo e seus horários, sua produtividade aumenta, e estudar se torna uma tarefa significativamente mais prazerosa

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Veja Saúde, Tua Saúde, DGLab, Brasil Escola.

45601cookie-checkCiclo circadiano: qual é a melhor hora para estudar?
Sair da versão mobile