Ciclo circadiano: qual é a melhor hora para estudar?

Não é novidade que a rotina de um vestibulando pode ser um pouco agitada, já que os estudantes precisam “se jogar” nos livros e reter o máximo de conteúdo possível em um curto período. Com isso, surge uma questão importante: qual é o melhor horário para estudar?

Para respondermos a essa pergunta, precisamos antes entender que o corpo humano é uma máquina complexa, cheia de variáveis que influenciam de forma prática como você vai se comportar no dia a dia. 

O seu relógio biológico faz toda a diferença quando o assunto é seu período de maior rendimento durante o dia e isso está relacionado ao ciclo circadiano. Vamos entender um pouco mais sobre isso?

O que é o ciclo circadiano?

Manter o ciclo circadiano sempre regulado é essencial para a saúde. (Fonte: Monkey Business Images/Shutterstock)

O ciclo ou ritmo circadiano abarca as alterações fisiológicas que acontecem no corpo durante as 24 horas do dia, como a sensação de fome e sono, por exemplo. Ele é regido por uma parte do cérebro conhecida como hipotálamo, responsável por reagir aos estímulos de luminosidade do ambiente. 

Durante o dia, o corpo produz mais cortisol, deixando o indivíduo mais atento e disposto; enquanto de noite, a melatonina é liberada, deixando o corpo mais relaxado e auxiliando no sono.

É importante ressaltar que alteração nesse ciclo pode ser motivo de muito desconforto, deixando a pessoa mais indisposta e, a longo prazo, podendo deixar o organismo mais vulnerável a diversas doenças.

Quer dizer que o corpo sempre vai estar mais ativo durante o dia?

Conheça seu relógio biológico! (Fonte: Krakenimages/Shutterstock)

Não é bem assim. Existe mais um fator importantíssimo que define como o ciclo vai acontecer no seu corpo: o cronotipo. Você conhece alguém que funciona muito bem durante o dia, acorda feliz e bem disposto? E alguém que é mau humor em pessoa antes do meio-dia, mas está cheio de vigor no fim da tarde?

Isso acontece porque cada pessoa tem seu próprio relógio biológico — é ele que vai definir em quais períodos do dia você tem mais energia e atenção para executar tarefas diversas.

É possível classificar os indivíduos em basicamente três categorias: 

Mas, afinal, qual é o melhor horário para estudar?

Mantenha uma rotina organizada e respeite seu corpo! (Fonte: Pra Chid/Shutterstock)

A resposta é: depende! É importante se conhecer e saber identificar o seu tipo de relógio biológico, pois é a partir dele que você será capaz de identificar o melhor período do dia para arrasar nos estudos. Sabendo disso, procure regularizar sua rotina e manter as atividades diárias sempre nos mesmos horários, pois seu rendimento vai ser ainda melhor. Respeitando seu corpo e seus horários, sua produtividade aumenta, e estudar se torna uma tarefa significativamente mais prazerosa

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Veja Saúde, Tua Saúde, DGLab, Brasil Escola.

Este conteúdo foi útil para você?

45600cookie-checkCiclo circadiano: qual é a melhor hora para estudar?

Cadastre-se na newsletter

E receba conteúdos exclusivos