5 dicas para se dar bem no Ensino a Distância

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) demonstram a importância que a Educação a Distância (EaD) vem ganhando no Brasil.

Neste ano, os órgãos divulgaram os resultados do Censo da Educação Superior 2020 e, pela primeira vez, o número de alunos matriculados em cursos a distância superou o de matriculados em cursos presenciais.

Em 2020, 3,7 milhões de estudantes ingressaram no Ensino Superior no Brasil; destes, pouco mais de 2 milhões (53,4%) entraram na modalidade de Educação a Distância (EaD), enquanto 1,7 milhão (46,6%) optaram por cursos presenciais. Na última década, houve redução de 13,9% das matrículas na modalidade presencial, enquanto a EaD teve aumento de 428,2%.

O trabalho e o estudo remotos estão virando tendência, sendo preciso se adaptar para aproveitar ao máximo o tempo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Esses dados somados à normalização do trabalho em home office causada pela pandemia de covid-19 levantam uma série de questões sobre a produtividade no ambiente doméstico. Por um lado, poder estudar e trabalhar em casa gera muitas vantagens, como a possibilidade de não perder tempo em longos deslocamentos; por outro, é preciso ter muita disciplina para manter a eficiência. Por isso, listamos uma série de dicas para você que quer se dedicar à EaD. Confira a seguir.

1. Escolha uma boa instituição

A primeira dica deve ser observada antes mesmo da matrícula. Um curso EaD tem o mesmo valor acadêmico de um presencial para o mercado de trabalho, mas é preciso que a instituição ofereça cursos reconhecidos pelo MEC.

Com a popularização dos cursos a distância, algumas organizações de má-fé tentam se aproveitar do momento e vender “cursos livres” como se fossem superiores — não caia nessa! Procure instituições renomadas que vão dar peso ao seu currículo.

Outro ponto a ser observado é que as formações a distância têm uma pequena carga de encontros presenciais, seja para algumas aulas especiais, seja para avaliações. Portanto, analise se o curso para o qual está se matriculando tem um polo presencial em um local que seja acessível para você.

2. Organize sua agenda

Muita gente acredita que o fato de não precisar estar presencialmente na aula vai deixar o curso mais fácil, mas isso não é verdade. É preciso mais concentração para dar conta de assistir às aulas, ler os materiais, tirar dúvidas e discutir com colegas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Portanto, organize sua agenda para ter um tempo real e que seja suficiente para se dedicar aos estudos.

Aplicativos e calendários podem ajudar na organização da agenda e na otimização do tempo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

A dica é ainda mais importante para quem tem que dividir o dia a dia com um trabalho de tempo integral ou estágio, pois a rotina pode ficar corrida, mas os resultados da dedicação virão.

Normalmente, os cursos disponibilizam aulas, tarefas, materiais complementares e a possibilidade de discussões com professores, tutores e colegas. Se você não consegue consumir e participar de todas as atividades, priorize as avaliações necessárias e as disciplinas que serão mais importantes para o rumo da carreira que pretende seguir.

Leia também:

3. Organize seu espaço

Para aproveitar ao máximo essa experiência, é importante ter um lugar dedicado aos estudos. Uma mesa com acesso a um computador capaz de rodar os vídeos e as aulas são peças fundamentais, bem como manter um cronograma visível e organizado das tarefas principais e das avaliações que precisam ser feitas.

Além disso, a hora dos estudos exige concentração. Caso você não tenha um cômodo específico para isso, converse com as pessoas que moram com você para que tentem respeitar ao máximo aquele momento, evitando barulhos que possam causar distração.

4. Adeque sua rotina

De nada adianta organizar a agenda e ter um bom espaço para os estudos se você estiver tão cansado a ponto de pegar no sono na hora que ficar em silêncio. Portanto, programe-se para dormir um número de horas suficiente, fazer alguma atividade física e conseguir algumas horas (ou minutos) diários para estudar com qualidade.

Pode ser que alguns sacrifícios de outras atividades prazerosas ou de um tempo nos fins de semana sejam necessários, mas você colherá os frutos no futuro. Enquanto estiver estudando, determine pausas para se alongar ou fazer pequenos lanches.

No entanto, prefira fazê-las quando tiver terminado algum assunto, matéria ou tarefa e estiver mudando para a próxima. Isso garante que seu cérebro esteja sempre atento e se distraia menos.

5. Interaja com colegas e professores

Use a tecnologia para fazer networking. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

O curso é a distância, mas você não precisa ficar isolado. Aproveite a infraestrutura oferecida para entrar em contato com colegas, professores e tutores, pois a experiência das trocas de impressões ou opiniões sobre as disciplinas e a vivência acadêmica fortalecem e potencializam a aprendizagem. Do networking, podem nascer oportunidades para seu futuro acadêmico ou profissional. Além disso, compartilhar com os colegas as dificuldades do curso pode dar força para continuar firme até conseguir o tão sonhado diploma.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Agência Brasil, Guia da Carreira

75520cookie-check5 dicas para se dar bem no Ensino a Distância