Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!
Se você está entre os amantes de academia, sabe que nesses espaço há infraestrutura completa para fortalecer cada grupo muscular do corpo; mas o que fazer quando o objetivo é manter o cérebro saudável? Preparamos uma lista de fatores que podem auxiliar a ficar com o cérebro em dia.
1. Exercite-se
Atividades físicas colaboram significativamente para a saúde cerebral, diminuindo o estresse, a depressão e a ansiedade. Em grande medida, isso ocorre pela liberação de endorfina, conhecida popularmente como “hormônio do bem-estar”; produzida pela hipófise, ela é responsável por aquela sensação de dever cumprido ao terminar um treino.
Outro motivo bacana é que, ao descobrir uma atividade com a qual se tenha afinidade, acaba-se fazendo amigos. Não é ótimo descobrir uma turma para malhar, pedalar ou nadar junto?
2. Durma bem
Outro fator relevante para a saúde mental é o sono. Assim como os músculos, o cérebro precisa de estímulos adequados e de um período para descansar da fadiga. Por mais fantástica que seja a “máquina cerebral”, ela passa o dia todo respondendo a diversos estímulos e garantindo que estejamos funcionais, mas, quando dormimos, ela precisa de um tempo para organizar os arquivos e selecionar o que será guardado e o que será descartado.
Isso é tão importante que pessoas que estudam por longos períodos, a exemplo dos vestibulandos, devem ter no sono um investimento para um melhor rendimento. A fixação do conteúdo depende diretamente da qualidade do descanso.
A explicação é a seguinte: existe uma fase do sono chamada non-REM, também conhecida como sono de ondas lentas, necessária para consolidar as memórias ligadas à linguagem de longo prazo, e se trata justamente do sono profundo, por isso tão importante quanto estudar é permitir que o cérebro faça a parte dele.
3. Alimente-se bem
Se academia não é exatamente seu forte, mas a cozinha sim, saiba que também há boas notícias para você. Alguns alimentos são ótimos para manter o cérebro turbinado, quer ver?
- Frutas vermelhas: reduzem a oxidação e a inflamação do cérebro, auxiliando na saúde dos neurônios e melhorando a memória espacial e o reconhecimento de novos objetos.
- Amendoim: a casquinha do amendoim tem resveratrol, mesma substância encontrada no suco de uva, que auxilia na proteção das células cerebrais.
- Folhas escuras: esses alimentos são ricos em vitamina K, que auxilia a memória da linguagem, então não se esqueça de incluir couve, espinafre e outras folhas escuras no cardápio.
- Cúrcuma: trata-se de um tempero vermelhinho que pode dar cor a uma série de pratos e trazer benefícios ao cérebro.
- Nozes: ricas em ômega 3, têm um ótimo efeito protetivo para o cérebro; uma noz por dia já promete ajudar o cérebro a ficar em dia e eliminar toxinas.
- Peixe: é outro alimento que capricha na dose de ômega 3, tem capacidade de proteção cerebral e é particularmente indicado para pessoas com tendências depressivas, podendo ser um apoio delicioso no equilíbrio mental.
4. Estimule seu cérebro
Se os músculos têm características próprias do tecido conjuntivo e adoram ser alongados e retraídos, as células cerebrais também têm sua preferência. Em vez de força, os neurônios apostam em tarefas mais intelectuais — são células nerds.
É por isso que quanto mais estímulos o cérebro tiver, mais ele responderá com saúde, rapidez e dinamismo. E aqui vale todo tipo de desafio: leitura, sudoku, palavras cruzadas, um novo idioma, novos lugares, meditação, filmes, video game, hobbies… a lista é longa.
Uma dica de ouro é: saia da zona de conforto e faça coisas diferentes. Seu cérebro é curioso e adora aprender e explorar novos caminhos. A ideia é que os neurônios sejam capazes de sempre conhecer novos roteiros para criar sinapses.
Está pronto para testar seus conhecimentos sobre saúde cerebral? Cada pergunta tem cinco opções, mas apenas uma delas está correta. Para deixar mais desafiador, não anote as respostas: memorize-as. E se prepare, pois a dificuldade vai aumentando gradativamente.
Correto!
Errado!
Correto!
Errado!
Correto!
Errado!
Correto!
Errado!
Correto!
Errado!
Correto!
Errado!
Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !
Subscribe to see your results
Eu acertei %%score%% de %%total%%
Loading…