4 formas de manter seu cérebro saudável

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Se você está entre os amantes de academia, sabe que nesses espaço há infraestrutura completa para fortalecer cada grupo muscular do corpo; mas o que fazer quando o objetivo é manter o cérebro saudável? Preparamos uma lista de fatores que podem auxiliar a ficar com o cérebro em dia. 

1. Exercite-se

Optar por uma atividade física prazerosa auxilia na saúde mental. (Fonte: Wavebreakmedia/Shutterstock)

Atividades físicas colaboram significativamente para a saúde cerebral, diminuindo o estresse, a depressão e a ansiedade. Em grande medida, isso ocorre pela liberação de endorfina, conhecida popularmente como “hormônio do bem-estar”; produzida pela hipófise, ela é responsável por aquela sensação de dever cumprido ao terminar um treino.

Outro motivo bacana é que, ao descobrir uma atividade com a qual se tenha afinidade, acaba-se fazendo amigos. Não é ótimo descobrir uma turma para malhar, pedalar ou nadar junto?

2. Durma bem

Ter horários para dormir e acordar melhora a saúde do cérebro. (Fonte: Fizkes/Shutterstock)

Outro fator relevante para a saúde mental é o sono. Assim como os músculos, o cérebro precisa de estímulos adequados e de um período para descansar da fadiga. Por mais fantástica que seja a “máquina cerebral”, ela passa o dia todo respondendo a diversos estímulos e garantindo que estejamos funcionais, mas, quando dormimos, ela precisa de um tempo para organizar os arquivos e selecionar o que será guardado e o que será descartado.

Isso é tão importante que pessoas  que estudam por longos períodos, a exemplo dos vestibulandos, devem ter no sono um investimento para um melhor rendimento. A fixação do conteúdo depende diretamente da qualidade do descanso.

A explicação é a seguinte: existe uma fase do sono chamada non-REM, também conhecida como sono de ondas lentas, necessária para consolidar as memórias ligadas à linguagem de longo prazo, e se trata justamente do sono profundo, por isso tão importante quanto estudar é permitir que o cérebro faça a parte dele.

3. Alimente-se bem

Frutas vermelhas são alguns dos alimentos que mais beneficiam o funcionamento cerebral. (Fonte: Bojsha/Shutterstock)

Se academia não é exatamente seu forte, mas a cozinha sim, saiba que também há boas notícias para você. Alguns alimentos são ótimos para manter o cérebro turbinado, quer ver?

4. Estimule seu cérebro

Desafios mentais são ótimos para manter o cérebro ativo. (Fonte: Duntrune Studio/Shutterstock)

Se os músculos têm características próprias do tecido conjuntivo e adoram ser alongados e retraídos, as células cerebrais também têm sua preferência. Em vez de força, os neurônios apostam em tarefas mais intelectuais — são células nerds.

É por isso que quanto mais estímulos o cérebro tiver, mais ele responderá com saúde, rapidez e dinamismo. E aqui vale todo tipo de desafio: leitura, sudoku, palavras cruzadas, um novo idioma, novos lugares, meditação, filmes, video game, hobbies… a lista é longa.

Uma dica de ouro é: saia da zona de conforto e faça coisas diferentes. Seu cérebro é curioso e adora aprender e explorar novos caminhos. A ideia é que os neurônios sejam capazes de sempre conhecer novos roteiros para criar sinapses.

E que tal começar agora? Preparamos um quiz para você conhecer seu nível de atenção e capacidade de reter informações.

Está pronto para testar seus conhecimentos sobre saúde cerebral? Cada pergunta tem cinco opções, mas apenas uma delas está correta. Para deixar mais desafiador, não anote as respostas: memorize-as. E se prepare, pois a dificuldade vai aumentando gradativamente.

Qual atividade é importante para a saúde do cérebro?
Alimentação com nutrientes adequados
Exercícios físicos regulares
Exercícios desafiadores para o cérebro
Rotina de horários para dormir
Todas as anteriores

Correto!

Errado!

Especialistas indicam cuidar da higiene do sono. Qual medida não está entre as recomendações?
Diminuir estímulos visuais à noite.
Criar horários fixos para dormir.
Evitar leituras antes de dormir.
Evitar o uso de video game à noite.
Não levar o celular para a cama.

Correto!

Errado!

O amendoim tem resveratrol, por isso colabora com a saúde cerebral. Em que outro alimento essa substância é abundante?
Banana
Uva
Maçã
Mamão
Abacate

Correto!

Errado!

Exercícios físicos contribuem com a saúde mental, já que estimulam a produção de um neurotransmissor ligado ao bem-estar. Qual é o nome dele?
Adrenalina
Cortisol
Noradrenalina
Corticotrofina
Serotonina

Correto!

Errado!

Qual recomendação não se aplica à saúde cerebral de um vestibulando?
Dormir é uma etapa fundamental do processo de aprendizagem, por isso deve-se dedicar tempo para estudo e descanso.
Alimentar-se bem promove saúde física e mental, necessárias para o aprendizado e para uma boa performance em exames.
É desejável criar jogos de aprendizagem, como flashcards, para unir desafios mentais e retenção de conteúdo.
Evitar bebidas com cafeína à noite é importante para garantir que o cérebro repouse.
Lazer e repouso são importantes, mas não nos dias anteriores à prova, para o cérebro não perder o foco.

Correto!

Errado!

O que acontece com o cérebro quando são realizadas atividades muito diferentes, como aprender uma nova língua e fazer palavras cruzadas?
O cérebro fica estressado, uma vez que precisa se especializar em diferentes tarefas.
O cérebro tem uma sensação de prazer e bem-estar, porque pode cumprir atividades lúdicas e abrir mão de tarefas ligadas à manutenção corporal.
O cérebro se sente estimulado, porque diferentes atividades o desafiam a gerar novos caminhos sinápticos.
O cérebro fica sem estímulos, uma vez que essas tarefas não exigem raciocínio.
O cérebro fica cansado, pois essas atividades exigem grande sobrecarga de trabalho.

Correto!

Errado!

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