Tratado da Poluição Plástica: entenda o que é e o seu impacto

No início de março de 2022, foi firmado o Tratado da Poluição Plástica, um dos acordos globais mais importantes desde o Acordo de Paris, em 2015. A resolução foi feita em Nairóbi, durante a 5ª sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-5), oficializando o plástico como uma ameaça ao ecossistema.

O encontro realizado na capital queniana reuniu chefes de estado, ministros do meio ambiente e representantes de 175 países para definir novas estratégias de intervenção no problema da poluição por plástico, agindo em todas as etapas do ciclo de vida do material, abrangendo da matéria-prima ao descarte final do produto.

O encontro reuniu 175 nações que se comprometeram a tomar providências em relação à poluição por plástico, desde sua fabricação até o descarte final. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Quais são os riscos do plástico para o meio ambiente?

Dados disponibilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) mostram que o problema da poluição por plástico é gigantesco, portanto precisa de interferência global imediata.

O problema em números

O relatório mostra que a produção de plástico cresceu muito nas últimas décadas, chegando a 400 milhões de toneladas atualmente. No entanto, apenas 9% do material é reciclado, e isso significa que todo o restante vai parar em aterros sanitários ou mares.

Leia também:

As principais conferências do meio ambiente ao longo da história

Meio ambiente: 7 documentários para você assistir

5 profissões na área de Meio Ambiente

Quando falamos sobre o oceano, o problema assusta ainda mais: por volta de 11 milhões de toneladas de plástico são descartados anualmente nas águas, ameaçando diretamente o hábitat de diversas espécies. O material também libera substâncias perigosas que, ao longo do tempo, interferem na alimentação e na água que consumimos.

A previsão também aponta que, se não tomarmos medidas agora, a quantidade de plástico depositada no mar até 2024 pode subir para 29 milhões de toneladas anuais. Sabendo disso, podemos começar a compreender a importância do Tratado da Poluição Plástica.

O Tratado da Poluição Plástica surge na necessidade de intervenção imediata em prol do meio ambiente. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Como o Tratado da Poluição Plástica pode ajudar?

O acordo feito durante a UNEA-5 aponta que é necessário lidar com os problemas que surgem em diferentes etapas do ciclo de vida do plástico, como a extração da matéria-prima, fabricação, distribuição, estratégias de reciclagem, reutilização do material e descarte final. Além disso, o tratado aciona um cronômetro, determinando 2024 como o ano limite para que as 175 nações intervenham na questão.

Essa decisão impacta não só os governos e suas escolhas para o meio ambiente pelos próximos dois anos, mas também a indústria e o consumidor final. Na prática, podemos esperar muitas mudanças na gestão do material e da redução do uso de plástico.

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Fonte: National Geographic, UNEP, UOL, Agência Brasil, DW.

67030cookie-checkTratado da Poluição Plástica: entenda o que é e o seu impacto