5 profissões na área de Meio Ambiente

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Com o aumento dos danos causados pelo aquecimento global, a questão ambiental deixou de ser uma preocupação apenas de ambientalistas. Agora, empresas e governos prezam por boas práticas de gestão de resíduos e de desenvolvimento sustentável.

Com isso, carreiras voltadas ao meio ambiente ou que gerem soluções para problemas ambientais ganharam força e devem continuar em alta para os próximos anos. Separamos 5 profissões para quem sonha contribuir com o segmento.

1. Ciências Biológicas

As ciências biológicas estudam aspectos morfológicos dos seres vivos e também sua relação com o meio ambiente. Portanto, o conhecimento científico produzido pelo biólogo pode dar importantes contribuições aos ecossistemas.  

Além de poder atuar na educação científica, os biólogos também podem trabalhar nas áreas de biotecnologia, saúde e meio ambiente, tanto com análises de laboratório, quanto com consultoria técnica para empresas privadas ou órgãos públicos. 

2. Direito Ambiental

Advogado especialista em direito ambiental pode atuar junto a empresas para garantir o cumprimento da legislação ambiental (Fonte: Pixabay/Reprodução)
Advogado especialista em direito ambiental pode atuar junto a empresas para garantir o cumprimento da legislação ambiental (Fonte: Pixabay/Reprodução)

A área do direito ambiental vem ganhando força com a necessidade de empresas se adequarem a legislações cada vez mais específicas. 

O profissional pode atuar dentro de empresas, organizações não governamentais (ONG’s), órgãos públicos sempre aconselhando e cuidando da aplicação das leis e normas jurídicas referentes à legislação ambiental, ou pode atuar na luta contra a exploração predatória e criminosa do meio ambiente. 

3. Química

Apesar de ter a maioria dos profissionais rumando para as áreas docentes, uma vez que a matéria é obrigatória no ensino médio e em quase todos os cursos de engenharia, outras áreas da química tem crescido muito. 

Um profissional pode atuar na indústria desenvolvendo e criando produtos, supervisionando linhas de produção e controlando o tratamento de resíduos. 

O profissional da química pode trabalhar na indústria ou focado na área ambiental. (Fonte: H_Ko9/Shutterstock/Reprodução)
O profissional da química pode trabalhar na indústria ou focado na área ambiental. (Fonte: H_Ko9/Shutterstock/Reprodução)

Na área da química ambiental um profissional pode atuar na vistoria de indústrias e empresas, emitindo pareceres sobre os efeitos e danos causados ao meio ambiente pelos resíduos industriais. Além disso pode atuar na criação de práticas de controle de contaminação.

4. Jornalismo Ambiental

O jornalista é um profissional preparado para atuar na comunicação de empresas, privadas ou públicas. Com uma grande bagagem ética, social e humanística, ele pode ser a ponte entre os fatos e a sociedade. 

Com a importância cada vez maior das discussão ambientais para as mais diversas áreas como política, agronegócio, indústrias e desenvolvimentos das cidades, o campo do jornalismo ambiental esta cada vez mais consolidado.

5. Arquitetura e Urbanismo

Um arquiteto urbanista pode ser responsável por projetos que melhorem a impacto ambiental das cidades. (Fonte: Werner Lerooy/Shutterstock/Reprodução)
Um arquiteto urbanista pode ser responsável por projetos que melhorem a impacto ambiental das cidades. (Fonte: Werner Lerooy/Shutterstock/Reprodução)

O curso de Arquitetura e Urbanismo têm a característica de não formar apenas profissionais que saibam concluir projetos, mas que também tenham a paixão de elevar a qualidade das cidades e, consequentemente, da vida da população.

Especialmente para lidar com questões ambientais e de mobilidade urbana, o profissional pode buscar especializações em cursos como Gestão e Desenho da Mobilidade Urbana Sustentável, ou Práticas e Gestão da Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo. 

As duas especializações são voltadas ao desenvolvimento de projetos que garantam a responsabilidade ambiental, abrindo campo de trabalho em instituições públicas ou empresas privadas.

Fonte: Mackenzie, Quero Bolsa, Educa mais Brasil, Guia do Estudante, Guia da Carreira.

53420cookie-check5 profissões na área de Meio Ambiente