O que é EaD e como funcionam as aulas dessa modalidade de ensino?

Ensino a distância (EaD) é uma modalidade de educação que, como o nome já indica, disponibiliza educação on-line, utilizando tecnologias que conectam estudantes e professores em um ambiente digital.

As aulas, a comunicação e a assistência — e, quase sempre, atividades avaliativas — são realizadas na plataforma por meio do uso da internet. Com a evolução constante da tecnologia, como a implementação do 5G, aperfeiçoamento do banco de dados, criação da nuvem e de Sistema de Gestão da Aprendizagem (LMS), o curso EaD se tornou uma experiência totalmente imersiva e facilitadora

Esses recursos mais avançados abriram portas para o Ensino Superior. Isso porque as aulas de EaD conseguiram flexibilizar os horários, aumentar as opções de cursos e diminuir o valor das mensalidades. Apesar da crescente disponibilidade e procura, ainda existe uma certa dúvida de como funcionam, de fato, as aulas EaD. Mas neste artigo você vai descobrir tudo acerca dessa modalidade de ensino.

O que é EaD?

Como já foi comentado, o ensino a distância é uma opção em que os estudantes podem realizar os estudos on-line, acessando a plataforma da instituição educacional escolhida. É uma alternativa reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) que possibilita aos discentes estudarem em horários flexíveis. Nesse cenário, os próprios alunos são responsáveis por definir a rotina estudantil deles. Há dois modelos de ensino a distância: o semipresencial e o totalmente on-line.

Semipresencial

A modalidade de ensino semipresencial dispõe de aulas presenciais e on-line, ou seja, os estudantes têm uma grade curricular com disciplinas que serão cursadas na faculdade e outras que estarão disponíveis na plataforma de ensino digital da graduação.

100% on-line

No curso 100% digital, os estudantes fazem praticamente tudo on-line: aulas; reuniões com demais colegas; apresentações de trabalhos, incluindo o trabalho de conclusão de curso (TCC); atividades; e provas. Geralmente, nesse caso, as instituições de ensino realizam provas on-line e, no final do período, um teste presencial.

EaD é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. (Fonte: Shutterstock)
EaD é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. (Fonte: Shutterstock)

Como funcionam as aulas EaD?

Cada instituição de ensino a distância tem sua particularidade na hora de compartilhar o conteúdo no ambiente on-line, e não existe um modo-padrão ou mais correto. As aulas também variam de acordo com o curso e a disciplina. Apesar disso, em todas as faculdades, os alunos conseguem acessar às aulas por meio da plataforma de ensino digital, usando o login disponibilizado na inscrição do curso.

Aulas

Na interface, estarão todas as disciplinas referentes ao período que os estudantes estão cursando e, em cada uma delas, as informações importantes sobre as matérias, inclusive as aulas gravadas e, se a faculdade disponibilizar essa opção, as datas das aulas ao vivo.

A sequência das aulas é pensada de forma estratégica, do conteúdo mais básico até o avançado, para que os estudantes consigam evoluir gradativamente. 

No entanto, são os próprios estudantes que ficam responsáveis em criar uma rotina de estudo, que os permitam assistir às aulas de todas as matérias e respeitar o prazo máximo tanto para a entrega de atividades quanto para apresentação de trabalhos.

Comunicação

Além do canal principal, que é o ambiente de aprendizagem virtual, os estudantes têm acesso a outros pontos de contato para interagir com a instituição de ensino, os professores e os próprios colegas.

E-mails, chats e fóruns são algumas das alternativas que possibilitam uma melhor integração entre alunos e alunos e professores. São pontos de contato que servirão para esclarecimento de dúvidas, enviar atividades e até trocar network com os demais.

Esses ambientes também são utilizados para compartilhar materiais didáticos, como: e-books, links de documentários, livros digitais, slides, apostilas e páginas na internet. Dessa forma, a tecnologia só facilita nesse processo e, mesmo a distância, o discente consegue interagir com profissionais e colegas, expandindo seu networking.

Professores

Todos os professores são especialistas no conteúdo que ministram em aulas, alguns, inclusive, ministram aulas presenciais. Há organizações de ensino que têm como pré-requisito a contratação de profissionais com, no mínimo, certificação de mestres e doutores, elevando ainda mais o nível de qualidade do curso e das aulas.

Atividades avaliativas

As avaliações são feitas a distância e presencialmente, mas, geralmente, os testes presenciais têm peso superior aos demais. É uma prática que ajuda na manutenção da seriedade e credibilidade do ensino, já que avalia melhor o conhecimento dos estudantes e, ainda, ajuda a controlar a frequência nas aulas.

As aulas em EaD são feitas em um ambiente digital específico para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. (Fonte: Shutterstock)
As aulas em EaD são feitas em um ambiente digital específico para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. (Fonte: Shutterstock)

EAD no Mackenzie

No Mackenzie, o ambiente virtual de aprendizado utilizado para os cursos EaD é o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). Esse espaço virtual é onde se encontram diversas ferramentas e funcionalidades para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Por meio dele, discentes e docentes conseguem interagir, disponibilizar e acessar conteúdos do curso e fazer avaliação contínua. A plataforma é imersiva e facilita todo o processo. Alunos do Mackenzie ainda contam com materiais e profissionais que direcionam o uso para melhor aproveitá-la.

O conteúdo das aulas fica disponível o tempo todo nesse ambiente, para que os estudantes possam acessar quantas vezes desejarem. Além disso, os discentes de graduação tecnológica complementam seus estudos indo ao Polo de Apoio Presencial uma vez ao mês para assistir às aulas e realizar atividades avaliativas.

O mesmo acontece com os cursos de licenciatura que têm encontros mensais com objetivo de receber orientação em estágios, teorias estudadas no ambiente virtual, direcionamento nos projetos interdisciplinares que ocorrem ao longo do curso, TCC, avaliações e demais necessidades.

Leia também:

Como funciona a faculdade EaD?

Afinal, aulas no formato EaD são mais fáceis do que as presenciais?

EaD: vantagens e reconhecimento no mercado de trabalho


Fonte: Mackenzie, Pravaler, EAD.

Este conteúdo foi útil para você?

64030cookie-checkO que é EaD e como funcionam as aulas dessa modalidade de ensino?