Ensino Superior é aliado da transformação social e econômica

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Pode ser que você esteja na fase de tomar algumas decisões sobre os rumos das suas vidas pessoal e profissional. Nesse momento, é comum se questionar: vale a pena dedicar anos da minha vida buscando uma formação em Ensino Superior? Considerando alguns dados estatísticos, a resposta é: vale a pena sim, e por causa de diferentes aspectos.

A obtenção de um diploma do Ensino Superior segue sendo uma poderosa ferramenta de transformação social e econômica para a maioria dos brasileiros. Quem completa essa fase educacional tem muito mais chances de ter uma vida mais confortável e satisfatória, tanto nos aspectos materiais quanto nas oportunidades profissionais que passará a ter.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), evidenciam um dado que pode ser bastante impactante: para cada ano completo de estudo, o brasileiro passa a ter um aumento de cerca de 15% no salário que recebe.

Uma possível explicação está no fato de que, ao se especializar em uma área do conhecimento, o cidadão consequentemente se torna mais competitivo no mercado de trabalho. Em razão disso, ter um diploma gera mais oportunidades para concorrer a vagas com salários mais robustos e desafios mais recompensadores.

Os impactos da educação superior na realidade brasileira

(Fonte: Pixabay/Reprodução)

A mudança ocasionada pela conquista nessa etapa é ainda mais determinante no Brasil — um país ainda marcado pela grande desigualdade social — do que em outros países. No Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido, por exemplo, os salários de profissionais com Ensino Superior não diferem muito dos daqueles que têm Ensino Médio.

Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Brasil, uma pessoa com Ensino Superior completo tende a receber, em média, 140% a mais do que quem concluiu apenas o Ensino Médio. Em nações mais ricas, o aumento é de 40%. Já quem avança para a pós-graduação pode receber até quatro vezes mais (350%).

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Entretanto, vale lembrar que as melhorias não dizem respeito apenas à transformação econômica, mas também envolvem a satisfação pessoal de conquistar novos conhecimentos. O mesmo pode ser dito sobre a troca com outras pessoas, realidade que é proporcionada quando se está estudando (tanto em modalidade presencial como a distância).

Certamente, seguir esse caminho é uma escolha que pode acarretar uma mudança impressionante na vida de um estudante. Os cursos do Mackenzie são excelentes alternativas para quem busca qualidade de ensino em uma instituição atualizada com as demandas do mundo contemporâneo.

Leia também:

Fonte: Coisa Nossa Pernambuco, Portal Pinzon, Wyden, Exame

73440cookie-checkEnsino Superior é aliado da transformação social e econômica