Graduação presencial: 4 benefícios que você precisa conhecer

Um diploma de Ensino Superior abre portas para o mercado de trabalho e para melhores remunerações. Isso porque, com uma graduação, habilidades técnicas e pessoais são adquiridas e aprimoradas, destacando o profissional dos demais.

Nesse processo de aquisição de novos conhecimentos, há diferentes decisões que precisam ser tomadas. Além do curso de graduação e da realização do processo seletivo, o estudante precisa escolher entre a faculdade presencial e o ensino a distância (EaD).

Apesar de o ensino a distância ter se popularizado, a graduação presencial ainda dispõe de uma série de diferenciais.

O que é graduação presencial?

A graduação presencial é uma modalidade de Ensino Superior que requer que o estudante cumpra a carga horária estabelecida pela instituição de ensino indo até a faculdade nos dias e horários definidos. A presença física é obrigatória, e o aluno precisa ter no mínimo 70% de frequência em cada matéria, além de nota dentro da média, para ser aprovado.

A experiência acadêmica é diferente na modalidade presencial. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Benefícios da graduação presencial

Confira, a seguir, as singularidades de uma graduação presencial.

Rotina acadêmica

Ser estudante de um curso superior requer muita organização. É preciso criar uma rotina e administrar bem o tempo e lidar com os percalços que surgem. Nesse quesito, a faculdade presencial tem dias e horários que precisam ser cumpridos; há um calendário acadêmico que define os dias e as horas que devem ser destinadas para estar na instituição, assistir às aulas e fazer as atividades, avaliativas ou não.

Toda a sistematização do presencial permite que o estudante cumpra suas obrigações no tempo estipulado.

Melhor relacionamento com professores

Na faculdade presencial é possível encontrar e tirar dúvidas com professores nos corredores, no período entre uma aula e outra e no intervalo ou mesmo marcar um horário específico para isso. São várias as possibilidades.

Esses encontros não necessariamente precisam ser destinados para esclarecer dúvidas, podendo, inclusive, potencializar o networking ou mesmo o compartilhamento de ideias e temas para pesquisa científica.

Os docentes têm muita experiência, tanto acadêmica como de mercado, e muita propriedade para compartilhar informações preciosas e que possam ajudar na formação e na colocação no mercado de trabalho.

A interação entre acadêmicos é mais significativa no modelo de ensino presencial. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Convívio com outros estudantes

A experiência da faculdade é uma soma de experiências e não se resume a ir para as aulas, fazer as atividades avaliativas, tirar a média e se formar. A troca de experiência é essencial nesse processo de desenvolvimento como pessoa, uma vez que cada um tem a própria realidade e está imerso em contextos diferentes, fazendo dessa troca algo único.

A interação também não precisa se limitar aos estudantes do próprio curso. Como todos frequentam espaços comuns, como biblioteca, centro acadêmico, secretaria, quadra de esporte e salas de informática, é possível fazer amizades com outros acadêmicos.

Melhores infraestruturas

A universidade tem toda uma infraestrutura para tornar o processo de ensino e aprendizagem o mais facilitado possível. Há biblioteca para consultar as obras indicadas pelos professores, computadores que comportam os programas necessários e eventos acadêmicos que agregam na formação profissional.

É possível contar com laboratórios que tornam a prática mais acessível e outros espaços que impactam na experiência como acadêmico.

Graduação presencial no Mackenzie

O Mackenzie é uma instituição de ensino que se preocupa com toda a experiência do estudante nessa jornada que é a vida acadêmica. Em um momento em que novas descobertas fazem parte da rotina, a universidade proporciona apoio, eventos extracurriculares e imersões para facilitar esse processo.

Existe toda uma estrutura física e tecnológica, além de intelectual, com docentes com nível de mestrado e doutorado e demais profissionais totalmente capacitados para dar qualquer suporte.

Leia também:

EaD, presencial ou on-line ao vivo: saiba a diferença das modalidades de pós-graduação

EaD ou presencial: qual é a melhor forma de estudar?

Vale a pena fazer pós-graduação a distância?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Educa Mais Brasil, Guia da Carreira, Pravaler

Este conteúdo foi útil para você?

64320cookie-checkGraduação presencial: 4 benefícios que você precisa conhecer