EaD: 4 benefícios dessa modalidade de ensino

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

O ensino a distância (EaD) não é uma novidade de agora, mas o surgimento de uma pandemia que exigiu distanciamento social evidenciou ainda mais a potência que essa modalidade de ensino tem.

O EaD se tornou a melhor solução para as instituições de ensino e estudantes que precisavam manter suas rotinas, mesmo quando o mundo implementou diversas restrições e fechou as portas de faculdades e universidades.

Com a recente flexibilização das regras e liberação do funcionamento das instituições de ensino, muitos estudantes se depararam com o seguinte questionamento: será que uma graduação ou especialização EaD vale mais a pena

A verdade é que a resposta para essa pergunta é relativa e depende exclusivamente do perfil do estudante. Para se adaptar ao sistema on-line, por exemplo, o aluno precisa de planejamento e comprometimento. Se ele dispuser dessas duas competências, então provavelmente vai se ajustar.

 Credencial de Ead no MEC deve ser um critério de avaliação na hora de decidir se deve adotar essa modalidade de ensino ou não. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Credencial de Ead no MEC deve ser um critério de avaliação na hora de decidir se deve adotar essa modalidade de ensino ou não. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O que é EaD?

O ensino a distância é uma modalidade que utiliza da tecnologia em todo o processo de ensino e aprendizagem. Nela, alunos e professores ficam geográfica e temporalmente separados (em alguns casos).

Benefícios do EaD

Seja por aulas gravadas, seja ao vivo, a graduação EaD tem reconhecimento pelo Ministério da Educação, assim como um curso presencial, desde que seja oferecida por uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). 

A faculdade precisa ser reconhecida e dispor de autorização para fornecer cursos superiores on-line. 

Assim é o caso do Mackenzie, que tem a liberação do MEC, assim como várias notas máximas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) – que é uma ferramenta de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior -, e diversos prêmios que validam a credibilidade dos cursos, tanto presenciais como a distância.

EaD é a modalidade de ensino que mais cresce no mundo, inclusive no Brasil. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
EaD é a modalidade de ensino que mais cresce no mundo, inclusive no Brasil. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Horários flexíveis

A maioria dos cursos de graduação on-line tem aulas gravadas, com isso o aluno tem maior liberdade para fazer seus horários. Mesmo aulas ao vivo são disponibilizadas posteriormente, diferentemente

do presencial, que requer frequência em sala de aulas, sendo esta uma das exigências para a aprovação do aluno. No modelo de educação a distância, o estudante tem como responsabilidade assistir às aulas no próprio tempo, mas respeitando a data de entrega das atividades avaliativas.

Às pessoas que têm uma rotina inflexível, porque viajam muito, trabalham ou qualquer outro motivo, essa é uma excelente alternativa por possibilitar que ela estude mesmo em dias e horários incomuns, como aos fins de semana e de madrugada.

Economia

As salas de aula presenciais têm limitação de público, no máximo 40 acadêmicos, por exemplo, enquanto as plataformas digitais utilizadas no EaD não. 

Isso faz com que a instituição de ensino gaste menos com estrutura física e despesas (aluguel, manutenção, luz e serviços diversos), o que impacta na redução de custos, deixando de ser repassados para os estudantes.

O EaD não exige nada disso. Apesar de apresentar outros custos, diferentes dos que o presencial, eles ainda são inferiores e distribuídos entre mais estudantes, já que uma turma pode comportar mais de 100 matrículas. 

Além da economia na mensalidade, o aluno também deixa de gastar com deslocamento e alimentação, gastos que podem pesar no fim do mês.

Mais tempo para estudar

Em uma pesquisa divulgada no evento Summit Mobilidade Urbana 2019, em São Paulo, foi revelado que o brasileiro leva em média 1h20 para se deslocar (ida e volta) nas atividades principais do dia. 

Esse número pode ser ainda maior nas capitais ou quando somados a todos os deslocamentos diários.

Quando o estudante resolve adotar o sistema on-line de ensino, o tempo que seria gasto no trajeto da casa para a faculdade e vice-versa pode ser investido em estudos, entretenimento ou descanso.

Aproveitamento melhor das aulas

É comum que, em uma única sala de aula, tenham discentes com diferentes experiências e níveis de conhecimento. Além disso, cada um tem o próprio estilo e ritmo de aprendizado.

No ensino presencial, essa diferença de estilo e ritmo de aprendizado pode dificultar o processo de aquisição de um novo conhecimento; já na modalidade a distância não. 

Isso porque o estudante consegue assistir às aulas no seu ritmo e, ainda, assisti-las várias vezes seguidas, caso haja alguma dificuldade para entender o assunto.

Essa prática permite assimilar e absorver melhor o conteúdo, consequentemente aproveitando mais o curso.

Leia também:

Tire suas dúvidas sobre o EaD Mackenzie

Afinal, aulas no formato EaD são mais fáceis que as presenciais?

Como funciona a faculdade EaD?

Fonte: Valor Investe, Guia do Estudante, Hora da Faculdade, Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC.

63880cookie-checkEaD: 4 benefícios dessa modalidade de ensino