Conheça algumas das cidades mais frias do mundo

Sempre que uma nova frente fria chega ao Brasil, é natural que nos impressionemos com o frio — é assim todos os anos durante o inverno. Contudo, nem a cidade brasileira com a menor temperatura registrada no País se compara à cidade mais fria do mundo.

A verdade é que, porque o nosso país é tropical, o inverno não é tão rigoroso quanto o enfrentado pelos países do Hemisfério Norte ou os localizados mais ao sul da América, como Argentina e Chile. A neve que cai nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, por exemplo, não se compara ao gelo encontrado na Argentina (Bariloche) — e, mesmo assim, essa cidade latino-americana não está entre as mais geladas do planeta, acredita? Conheça as cidades mais frias do mundo.

Snag (Canadá)

Já é comum que a paisagem predominante do Canadá seja o branco da neve. Mesmo assim, existe uma cidade que se destaca no quesito frio: Snag, que registrou incríveis -63 °C em 1947, um recorde que ainda não se repetiu. A região não é um grande centro urbano, parece um vilarejo, e uma das razões de contar com poucos habitantes é justamente o clima.

Ottawa (Canadá)

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Nem toda cidade gelada do Canadá é um pequeno vilarejo — até porque, se fosse assim, o Canadá talvez não existisse. A capital do país tem uma população grande, com mais de 1 milhão de habitantes, e todos eles parecem bem adaptados ao frio de aproximadamente -30 °C que faz na cidade. Ainda assim, Ottawa tem uma vida agitada e uma economia pujante.

Bucareste (Romênia)

Outra capital que pode disputar o título de cidade mais fria do mundo é Bucareste, na Romênia. Esse charmoso país do Leste Europeu tem temperaturas que chegam a -31,5 °C.

Por ser um local com invernos rigorosos, a Romênia é o cenário perfeito para histórias de terror, e não por acaso a região da Transilvânia despertou várias lendas, como a dos vampiros. Durante o resto do ano, o clima romeno costuma ser de 9 °C, temperatura que, embora positiva, já faria muitos brasileiros tremerem de frio.

Helsinque (Finlândia)

A capital da Finlândia também se destaca pelo frio, embora o ar gelado seja uma característica predominante de todo o país. Marcando -33 °C no termômetro, os mais de meio milhão de moradores de Helsinque precisam se agasalhar muito para escapar do frio.

Harbin (China)

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Essa talvez seja a cidade gelada mais populosa desta lista. Cerca de 10 milhões de pessoas vivem em Harbin, que fica no nordeste da China, onde os moradores precisam enfrentar um inverno com temperaturas de -22 °C.

Embora seja mais quente do que a maioria das cidades que mostramos até agora, o município é conhecido como “cidade de gelo”. Esse apelido não está relacionado apenas à temperatura, mas também ao fato de que várias esculturas de gelo são construídas durante o inverno, atraindo milhares de turistas.

Dudinka (Rússia)

É claro que não poderia faltar uma cidade russa nesta lista, afinal o inverno rigoroso não é apenas uma característica russa, mas também um grande aliado. Foi justamente o frio que impediu Napoleão e Hitler de conseguirem sucesso ao invadir o país.

A cidade de Dudinka fica na região da Sibéria. Lá, temperaturas como -33 °C são comuns, e ainda assim abriga cerca de 20 mil pessoas. Os invernos no local podem ser tão rigorosos que, em 2015, a cidade ficou literalmente cercada por gelo, com uma espécie de muralha congelada.

(Fonte: Reprodução/Daily Mail)
(Fonte: Daily Mail/Reprodução)

Astana (Cazaquistão)

Todas as cidades desta lista podem servir como destino para as férias de verão dos moradores de Astana, capital do Cazaquistão. Essa é a campeã da lista de cidades mais frias do mundo.

No local, a temperatura já chegou a inacreditáveis -52 °C. Além do frio, o local se destaca por ter sido planejado, quase como uma Brasília asiática, pelo arquiteto japonês Kisho Kurokawa. Embora tenha temperaturas negativas no inverno, Astana é muito quente no verão, chegando a marcar 35 °C, temperatura semelhante à encontrada na maioria das capitais brasileiras.

Ainda que tenham sido listadas várias cidades que marcam temperaturas geladas, é difícil afirmar qual delas é a cidade mais fria do mundo porque a temperatura muda ano a ano. Como vimos, a maioria delas tem invernos rigorosos, com temperatura média de -30 °C, e todas estão no Hemisfério Norte.

Se você gosta do frio e acha que Curitiba e Gramado não vão lhe satisfazer, vale a pena planejar uma viagem para algum desses destinos.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Diário do Estado, NSC Total, Melhores Momentos da Vida, R7, Bol

Este conteúdo foi útil para você?

72440cookie-checkConheça algumas das cidades mais frias do mundo