Muitos estudantes reclamam da obrigatoriedade das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) e não entendem por que isso é necessário. A formatação é importante para que todos os documentos sejam entregues da mesma forma e facilmente compreendidos pelos avaliadores. Assim, é possível garantir que apenas as fontes padrão legíveis sejam utilizadas, que as margens sejam razoáveis e o espaçamento não seja usado para aumentar ou diminuir o número de páginas.
Dito isso, aplicar as normas da ABNT no seu trabalho pode ser mais simples do que você pensa. Para isso, o ideal é configurar o documento do Microsoft Word ou Google Docs e escrever o texto já de acordo com as normas. Outros elementos (como o sumário) podem ser adicionados depois, mas é bem mais fácil lidar com eles se você fizer as configurações corretas desde o início.
Você pode encontrar um guia completo para formatar trabalhos acadêmicos — com todos os detalhes possíveis — em pdf no site do Mackenzie. Nos parágrafos a seguir, destacaremos os quatro principais itens aos quais se atentar.
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Para começar, a folha do TCC deve estar no tamanho A4, que é o padrão na maioria dos editores de texto, mas é bom se certificar de que o seu arquivo está no tamanho correto.
Você deve escrever todos os textos em fonte Arial ou Times New Roman — a Calibri, padrão do Word, não é permitida. A letra deve estar em tamanho 12 e na cor preta, exceto em legendas, tabelas, citações longas ou referências, quando a regra é o tamanho 10. O destaque itálico deve ser aplicado em palavras e expressões em outros idiomas.
O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 no texto — e não 1,15 ou 1,2, como é o padrão de alguns programas — e 1,0 nas citações longas (com mais de três linhas). As margens devem ser fixadas em 3 centímetros nas partes superior e esquerda e em 2 centímetros nas outras (inferior e direita).
Elementos pré-textuais são tudo que vem antes da introdução do TCC: capa, folha de rosto, folha de aprovação, agradecimento, resumo, listas de tabelas, de abreviações, de imagens e de símbolos, além de sumário. Esse deve ser o último dos elementos pré-textuais, antes de iniciar o texto.
Já as referências bibliográficas são colocadas após o trabalho, assim como os apêndices, o glossário e os anexos, que são opcionais. Todos devem aparecer no sumário, que pode ser feito de forma automática em alguns editores de texto: para isso, você precisa configurar os títulos nos estilos de texto, para que o programa os detecte automaticamente.
Na hora de fazer a paginação, todos os elementos pré-textuais são contados, com exceção da página de erratas (se houver) e da capa. Porém, eles não recebem números de página, que só aparecem na introdução.
Já os elementos pós-textuais são contados e numerados. Em editores de texto como o Word, é possível configurar a paginação depois da introdução e nas contagens exatas. Os números de página são as únicas informações que você deve colocar no cabeçalho do arquivo.
Os rodapés podem ser usados para fazer notas explicativas, comentários e referências, que devem estar na mesma fonte do documento, mas com tamanho 10. Caso a nota seja de referência, deve seguir o formato de “SOBRENOME, Ano”, como qualquer citação indireta.
Falando em citações, todos os livros, as matérias jornalísticas, os artigos de sites e as demais fontes de estudo que você citou no trabalho devem constar nas referências bibliográficas. Para isso, é interessante registrar todas as referências enquanto escreve o trabalho, para não ter de procurar depois e correr o risco de perder alguma.
De maneira geral, elas devem ser escritas no formato: SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo. Local: Editora, data. No caso de referências da internet, o link original e a data do acesso também são indispensáveis. Você pode utilizar sistemas em que insere as informações e a citação sai pronta. Os dois mais utilizados são Menthor e MORE, criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As citações no meio do texto podem ser indiretas (quando você reescreve o trecho com suas palavras) ou diretas (quando você reproduz o texto com exatidão). As citações indiretas demandam apenas o sobrenome do autor e o ano, entre parênteses; já as diretas devem ter também o número da página de onde foram tiradas. Se uma citação direta tiver mais de três linhas, deve ficar em um parágrafo separado, em tamanho 10 e com recuo de 4 centímetros à esquerda.
Para finalizar, recomendamos que você leia outros trabalhos acadêmicos aprovados na sua universidade para ver como essas normas aparecem na prática. Além disso, você pode consultar o Guia Mackenzie de Trabalhos Acadêmicos para tirar dúvidas sobre normas da ABNT — o livro também contém modelos de capa, folha de rosto, folha de aprovação e outros elementos importantes para o TCC.
Fonte: Tecnoblog, Mackenzie.
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