Regras da ABNT: 4 dicas essenciais para o seu TCC

Muitos estudantes reclamam da obrigatoriedade das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos trabalhos de conclusão de curso (TCC) e não entendem por que isso é necessário. A formatação é importante para que todos os documentos sejam entregues da mesma forma e facilmente compreendidos pelos avaliadores. Assim, é possível garantir que apenas as fontes padrão legíveis sejam utilizadas, que as margens sejam razoáveis e o espaçamento não seja usado para aumentar ou diminuir o número de páginas. 

Dito isso, aplicar as normas da ABNT no seu trabalho pode ser mais simples do que você pensa. Para isso, o ideal é configurar o documento do Microsoft Word ou Google Docs e escrever o texto já de acordo com as normas. Outros elementos (como o sumário) podem ser adicionados depois, mas é bem mais fácil lidar com eles se você fizer as configurações corretas desde o início. 

Você pode encontrar um guia completo para formatar trabalhos acadêmicos — com todos os detalhes possíveis — em pdf no site do Mackenzie. Nos parágrafos a seguir, destacaremos os quatro principais itens aos quais se atentar.

Leia também: Quais são os principais tipos de TCC?

Formatação de trabalhos acadêmicos nas normas ABNT é essencial para a aprovação do TCC. (Fonte: Shutterstock)
Formatação de trabalhos acadêmicos nas normas ABNT é essencial para a aprovação do TCC. (Fonte: Shutterstock)

1. Formatação básica, fontes e margens  

Para começar, a folha do TCC deve estar no tamanho A4, que é o padrão na maioria dos editores de texto, mas é bom se certificar de que o seu arquivo está no tamanho correto. 

Você deve escrever todos os textos em fonte Arial ou Times New Roman — a Calibri, padrão do Word, não é permitida. A letra deve estar em tamanho 12 e na cor preta, exceto em legendas, tabelas, citações longas ou referências, quando a regra é o tamanho 10. O destaque itálico deve ser aplicado em palavras e expressões em outros idiomas. 

O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 no texto — e não 1,15 ou 1,2, como é o padrão de alguns programas — e 1,0 nas citações longas (com mais de três linhas). As margens devem ser fixadas em 3 centímetros nas partes superior e esquerda e em 2 centímetros nas outras (inferior e direita).

2. Elementos pré e pós-textuais

Elementos pré-textuais são tudo que vem antes da introdução do TCC: capa, folha de rosto, folha de aprovação, agradecimento, resumo, listas de tabelas, de abreviações, de imagens e de símbolos, além de sumário. Esse deve ser o último dos elementos pré-textuais, antes de iniciar o texto. 

Já as referências bibliográficas são colocadas após o trabalho, assim como os apêndices, o glossário e os anexos, que são opcionais. Todos devem aparecer no sumário, que pode ser feito de forma automática em alguns editores de texto: para isso, você precisa configurar os títulos nos estilos de texto, para que o programa os detecte automaticamente. 

Configurando o documento corretamente no início, você pode escrever o trabalho sem muitas preocupações com as normas da ABNT. (Fonte: Shutterstock)
Configurando o documento corretamente no início, você pode escrever o trabalho sem muitas preocupações com as normas da ABNT. (Fonte: Shutterstock)

3. Cabeçalho, rodapé e paginação

Na hora de fazer a paginação, todos os elementos pré-textuais são contados, com exceção da página de erratas (se houver) e da capa. Porém, eles não recebem números de página, que só aparecem na introdução. 

Já os elementos pós-textuais são contados e numerados. Em editores de texto como o Word, é possível configurar a paginação depois da introdução e nas contagens exatas. Os números de página são as únicas informações que você deve colocar no cabeçalho do arquivo. 

Os rodapés podem ser usados para fazer notas explicativas, comentários e referências, que devem estar na mesma fonte do documento, mas com tamanho 10. Caso a nota seja de referência, deve seguir o formato de “SOBRENOME, Ano”, como qualquer citação indireta. 

4. Citações e referências

Falando em citações, todos os livros, as matérias jornalísticas, os artigos de sites e as demais fontes de estudo que você citou no trabalho devem constar nas referências bibliográficas. Para isso, é interessante registrar todas as referências enquanto escreve o trabalho, para não ter de procurar depois e correr o risco de perder alguma. 

De maneira geral, elas devem ser escritas no formato: SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo. Local: Editora, data. No caso de referências da internet, o link original e a data do acesso também são indispensáveis. Você pode utilizar sistemas em que insere as informações e a citação sai pronta. Os dois mais utilizados são Menthor e MORE, criado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As citações no meio do texto podem ser indiretas (quando você reescreve o trecho com suas palavras) ou diretas (quando você reproduz o texto com exatidão). As citações indiretas demandam apenas o sobrenome do autor e o ano, entre parênteses; já as diretas devem ter também o número da página de onde foram tiradas. Se uma citação direta tiver mais de três linhas, deve ficar em um parágrafo separado, em tamanho 10 e com recuo de 4 centímetros à esquerda.

Para finalizar, recomendamos que você leia outros trabalhos acadêmicos aprovados na sua universidade para ver como essas normas aparecem na prática. Além disso, você pode consultar o Guia Mackenzie de Trabalhos Acadêmicos para tirar dúvidas sobre normas da ABNT — o livro também contém modelos de capa, folha de rosto, folha de aprovação e outros elementos importantes para o TCC. 

Fonte: Tecnoblog, Mackenzie.

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Você sabe como usar as normas da ABNT no seu TCC?

Faça o teste a seguir e descubra!

1. Você pode escolher entre duas fontes ao formatar o arquivo do trabalho de conclusão de curso (TCC). Quais são elas?
a. Times New Roman ou Calibri.
b. Arial ou Calibri.
c. Georgia ou Times New Roman.
d. Arial ou Times New Roman.
e. Georgia ou Calibri.

Correto!

Errado!

2. Qual deve ser o tamanho-padrão das letras? Qual é a cor adequada para o corpo do texto?
a. 12; preto.
b. 10; preto.
c. 10; azul-escuro.
d. 11; azul-escuro.
e. 11; preto.

Correto!

Errado!

3. Qual é o espaçamento ideal das linhas no corpo do texto? E em citações longas?
a. 1,15 no texto e 1,0 nas citações longas.
b. 1,5 no texto e 1,0 nas citações longas.
c. 1,2 no texto e 1,5 nas citações longas.
d. 1,15 no texto e 1,2 nas citações longas.
e. 1,2 no texto e 1,0 nas citações longas.

Correto!

Errado!

4. Como as margens devem estar formatadas?
a. 3 centímetros nas partes superior e esquerda, e em 2 centímetros nas partes inferior e direita.
b. 2 centímetros nas partes superior e esquerda, e em 3 centímetros nas partes inferior e direita.
c. 3 centímetros nas partes superior e esquerda, e em 3 centímetros nas partes inferior e direita.
d. 2 centímetros nas partes superior e esquerda, e em 2 centímetros nas partes inferior e direita.
e. 4 centímetros nas partes superior e esquerda, e em 3 centímetros nas partes inferior e direita.

Correto!

Errado!

5. Quando for inserir uma citação longa (com mais de 3 linhas), ela deve ficar:

a. no mesmo parágrafo, em tamanho 10 e com recuo de 4 centímetros à esquerda.
b. em parágrafo separado, em tamanho 12 e com recuo de 5 centímetros à esquerda.
c. em parágrafo separado, em tamanho 10 e com recuo de 5 centímetros à esquerda.
d. no mesmo parágrafo, em tamanho 12 e com recuo de 5 centímetros à esquerda.
e. em parágrafo separado, em tamanho 10 e com recuo de 4 centímetros à esquerda.

Correto!

Errado!

6. O formato para referências bibliográficas de livros é:
a. SOBRENOME, NOME DO AUTOR. Título: subtítulo. Local: Editora, data.
b. SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.
c. Sobrenome, Nome do autor. Título: subtítulo. Local: Editora, data.
d. SOBRENOME, NOME DO AUTOR, TÍTULO: SUBTÍTULO. LOCAL: EDITORA, DATA.
e. SOBRENOME, Nome do autor, TÍTULO: Subtítulo. LOCAL: EDITORA, DATA.

Correto!

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