Quer ser um mackenzista? Saiba como funciona nosso vestibular.
Quando os leigos imaginam a rotina de uma agência de comunicação, podem pensar em pessoas criativas e inspiradas, com ideias geniais que simplesmente surgem no ar. Mas a realidade é bem diferente disso: há muito trabalho duro para que essas ideias surjam. Nesse processo, a gestão de projetos é indispensável.
Como explicam os professores Paulo Panontin e Vanessa Molina, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Gestão de Projetos é a disciplina responsável por gerenciar o andamento dos projetos — comumente chamados de jobs — entre as várias áreas de uma agência de comunicação.
Seu papel vai desde o recebimento e entendimento do briefing do cliente até a definição das etapas, dos responsáveis e de prazos para cada fase, bem como o acompanhamento e controle do processo.
Os professores explicam que essa função pode tanto ser realizada por uma pessoa especialista em gestão de projetos — também chamada de GP ou PM, sigla para project manager — quanto pelo profissional de planejamento da agência. Nas áreas de Marketing de empresas anunciantes ou agências in house, a gestão de projetos costuma ficar a cargo da liderança da área.
O professor Francisco Mitraud, também do Mackenzie, argumenta que é necessário desmistificar a palavra gestão — afinal, essa não é uma habilidade restrita aos GPs. Todos precisamos gerenciar nossas vidas e nossas atividades diariamente. Desse modo, as características de um GP podem fazer a diferença até para profissionais de criação e estudantes em início de carreira.
Mas quais características seriam essas? Segundo os professores, é importante ter boa comunicação, objetividade e saber negociar — já que gerir um projeto demanda criar conexões entre vários profissionais e áreas.
Além disso, é indispensável ter pulso para tomar decisões. Contudo, tão essencial quanto isso é lidar bem com possíveis crises. “Afinal, imprevistos podem acontecer e nem sempre o projeto sairá completamente como o esperado”, disse Mitraud.
A professora Molina observa que uma boa gestão de projetos demanda visão sistêmica dos processos, ou seja, profissionais que saibam olhar para o todo e não apenas para a sua função. “Mesmo não sendo um especialista em uma ferramenta de criação, por exemplo, é importante saber como funciona”, complementou Mitraud. Por fim, é necessário citar que a organização é uma qualidade indispensável para estudantes que queiram trabalhar nessa área.
O professor Panontin conta que o dia a dia de gestores de projetos costuma ser bem dinâmico, já que essas pessoas estão sempre conversando com vários colegas, acompanhando cada entrega necessária para o projeto, fazendo demandas a empresas fornecedoras, entre várias outras atividades. Ele também afirma que o mercado tem muitas oportunidades de carreira para pessoas com essas habilidades.
Molina complementa dizendo que a gestão de projetos é cada vez mais necessária em um mercado pulverizado, com tantas empresas trabalhado em conjunto, em diversos locais. Por isso, também é bom que quem estude publicidade e propaganda também se interesse por desenvolver essas habilidades desde o início da carreira.
Isso envolve saber cumprir prazos, organizar seu trabalho, manter boas relações com pessoas de outras áreas e entender o processo todo, não só sua parte. Assim, você também estará preparado para oportunidades de gestão que possam surgir mais à frente na sua trajetória. “Pensar desde o princípio nos desafios que virão nos deixam mais preparados”, afirmou o professor Mitraud.