MBA: O que é e para quem é indicado? Conheça essa modalidade

Master in Business Administration (MBA) é um curso de pós-graduação lato sensu. Trata-se de uma formação superior voltada para profissionais que buscam obter ou aprofundar conhecimentos nas áreas de Gestão e Administração.

Por conta do mercado, que a cada dia está mais exigente e acirrado, a busca por constante aperfeiçoamento profissional é cada vez mais necessária. Em meio às oportunidades profissionalizantes e especializações acadêmicas, a pós-graduação em formato de MBA é uma das opções disponíveis.

A questão é: o que exatamente contempla o MBA e qual é o perfil que melhor se adequa a esse tipo de pós-graduação? Listamos as principais informações sobre esse assunto, por isso acompanhe este artigo até o fim.

O MBA permite conciliar estudo e trabalho
O curso de pós-graduação permite conciliar estudo e trabalho.

Afinal, o que é MBA?

Em uma tradução livre, Master in Business Administration significa “Mestrado em Administração de Empresas”. Apesar do nome, no Brasil, é um curso lato sensu.

Uma especialização lato sensu é considerada uma pós-graduação que tem como objetivo trazer uma visão aprofundada e mundial sobre o âmbito corporativo. Então, o MBA tem práticas voltadas às experiências do mercado de trabalho, tendo como finalidade formar profissionais com capacidade de liderança e gestão, que saibam tomar decisões no ambiente de trabalho e utilizem esses aprendizados obtidos a partir do curso para isso.

Tipos de pós-graduação lato sensu

Com a alta disponibilidade de cursos de especialização e a crescente oportunidade de MBAs específicos para determinadas áreas, como Saúde, Marketing e Tecnologia da Informação, é preciso conhecer as características que definem um MBA de acordo com o Ministério da Educação (MEC), instituição responsável pelo ensino no Brasil. 

O curso precisa obrigatoriamente ter em sua grade curricular disciplinas voltadas para as necessidades que um cargo de gestão requer. Mais especificamente dois terços do tempo do curso devem ser destinados às áreas de Gestão e Administração. 

Para quem o MBA é indicado?

Esse tipo de curso é voltado, sobretudo, a profissionais que já atuam há algum tempo no mercado de trabalho e estão crescendo profissionalmente ou em busca disso. Algumas instituições educacionais, inclusive, exigem tal comprovação, variando de 3 a 5 anos de atuação comprovada. Devido a isso, esse tipo de pós-graduação é bastante procurado por empresários, executivos e gestores.

Um curso de pós-graduação em MBA é focado em business
Um curso de MBA é focado em business.

Qualificação acadêmica do corpo docente

A qualificação acadêmica do corpo docente é uma característica de fundamental importância para o MEC e Associação Nacional de MBA (Anamba). 

O ministério exige que os cursos de pós-graduação do tipo MBA tenham todo corpo docente composto de profissionais com certificação de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu

Já a Anamba requer que, ao menos, 70% do corpo docente tenha pós-graduação lato sensu e(ou) mestrado e, no mínimo, 20% deve ter o título de doutor.

Duração

O MEC contempla cursos de pós-graduação aqueles com duração mínima de 360 horas-aulas. Agora, a Anamba, que desenvolve parâmetros de qualidade do curso, considera os cursos com 360 horas-aula como “padrão Brasil” e os de “480 horas-aula como “padrão global”.

Os cursos de MBA da Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece densa bagagem teórica e prática
Os cursos de MBA da Universidade Presbiteriana Mackenzie oferecem densa bagagem teórica e prática.

Matriz curricular

A matriz curricular de um curso lato sensu foca no desenvolvimento de um profissional que visa cargos de gestão. Considerando isso, apresenta cadeiras da especialidade escolhida pelo profissional, sendo parte da carga horária destinada a disciplinas obrigatórias, como: Finanças Corporativas, Marketing, Gestão e Estratégia Empresarial. 

Essas matérias têm como objetivo garantir a formação de competências essenciais para esse profissional, como liderança, gestão estratégica e de pessoas.

Além de disciplinas específicas, a pós-graduação lato sensu é marcada por ser uma especialização voltada para a prática. Portanto, é comum que o método de ensino utilize casos reais para estimular o aprendizado dos conceitos propostos. 

Então, os estudantes são expostos a uma série de atividades práticas, com fundamentos totalmente conectados ao mercado e a suas vivências, para terem ideias inovadoras dentro do campo de atuação que estão inseridos.

O Mackenzie oferece uma série de cursos de pós-graduação do tipo MBA, em diversos ramos de conhecimento. Todos os cursos promovem o protagonismo estudantil e ainda dão acesso a um ambiente que fomenta e apoia o desenvolvimento de novas empresas inovadoras, por meio da incubadora da instituição.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Este conteúdo foi útil para você?

43280cookie-checkMBA: O que é e para quem é indicado? Conheça essa modalidade

Cadastre-se na newsletter

E receba conteúdos exclusivos