6 dicas para investir em uma especialização ainda em 2020

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Por conta da pandemia de covid-19, é comum escutar que 2020 foi um ano perdido. No entanto, há uma maneira de transformar o tempo livre em casa em uma oportunidade para se preparar para o mercado que será ainda mais competitivo em 2021: apostando em qualificação, como uma graduação ou pós-graduação a distância.

O que é um plano de carreira e qual é sua importância?

Um estudo realizado com base nos dados do Pnad Contínua (IBGE) e do Rais (Ministério do Trabalho) mostra que, quanto maior o nível de escolaridade, menor a chance de ficar desempregado. Enquanto a taxa de desocupação de quem tem nível Fundamental ou Médio de instrução é de 13,6%, a de quem tem nível Superior é de aproximadamente 6%.

As Vantagens do EAD durante a Pandemia
A quarentena pode ser um bom momento para se qualificar diante de um mercado que estará ainda mais competitivo. (Fonte: Pixabay)

A tendência é que isso seja mantido no cenário pós-pandemia. Sabendo que as empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados, confira 6 dicas para investir em uma especialização ainda em 2020.

1. Faça um planejamento financeiro

Adeque sua planilha financeira a este novo momento. O lado bom dos cursos EAD é que, além de terem mensalidades mais baixas, demandam pouco ou nenhum deslocamento até a universidade, o que reduz gastos com transporte, por exemplo. Coloque tudo na ponta do lápis.

Organização é fundamental para estudar em casa
Organização é fundamental para estudar em casa. (Fonte: Pixabay)

2. Crie uma rotina de estudos

É importante que você não deixe as distrações de estar com mais liberdade em casa atrapalharem seu desempenho. Defina horários específicos para revisar matérias, fazer exercícios, leituras e trabalhos.

3. Faça pausas saudáveis

Este é um momento raro na história, e a autocobrança excessiva pode gerar estresse. A ansiedade não pode ser ignorada em meio a essa nova realidade, por isso separe tempo para fazer exercícios físicos, cuidar da sua saúde mental e dos seus familiares.

4. Defina objetivos realistas

É melhor definir, planejar e concluir um curso que possa ser útil para sua profissão ou para novas oportunidades que você busca do que começar vários cursos e não terminar. Por isso escolha bem, pesquise e converse com pessoas que passaram pelos cursos que te interessam.

Invista no Networking
Invista no networking. (Fonte: Pixabay)

5. Invista no seu networking

Faça networking. Mantenha contato com seus professores e colegas, participe de grupos e fóruns, procure cases de sucesso para te inspirar. Grande parte da recolocação no mercado de trabalho de profissionais que cursam pós-graduação ocorre a partir de relacionamentos feitos no curso. Então nada de só responder a exercícios.

6. Foque em resultados

De acordo com o último levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a diferença salarial no Brasil entre profissionais com e sem diploma chega a mais de 140%. Além disso, segundo o IBGE, concluir o Ensino Superior pode até triplicar a sua renda. Então, o investimento e o sacrifício de agora podem ser a garantia de um futuro mais tranquilo.

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenzie

Fonte: Semesp.

590cookie-check6 dicas para investir em uma especialização ainda em 2020