Independentemente de onde você se encaixa demograficamente, algumas mudanças nas formas como as coisas são feitas devem ter cruzado o seu dia a dia. A tecnologia adentrou a vida de cada ser humano, ao ponto que não percebemos mais onde termina um e começa outro.
A era digital ligou hábitos tão básicos como se alimentar à ajuda da tecnologia. Assim, não é surpresa que as carreiras também estão sofrendo mudanças nesse momento. Porém, a pergunta que fica para muitos estudantes é: como percebê-la e aproveitá-la? Quais carreiras digitais mais promissoras e quais desafios é preciso estar preparado para enfrentar?
Seja para entender quais áreas ganharão mais no futuro ou quais despertam suas melhores habilidades, confira como a era digital afeta suas decisões de carreira:
Toda era é uma definição cronológica. Um momento de espaço e tempo marcado por uma ou mais características predominantes. Portanto, a era digital é um momento do mundo marcada por ferramentas que funcionam em um ambiente digital. Os exemplos vão desde a escolha de uma música ou filme em um streaming até o pagamento de uma compra por Pix. A tecnologia está integrada ao dia a dia da população.
As consequências da era digital não são apenas materiais, mas também culturais. Os processos, metodologias, comportamentos e percepções da cultura corporativa são influenciados pela era digital. Por isso, tanto as empresas quanto os profissionais precisam se adaptar a ela para sobreviver no mercado durante os próximos anos.
A era digital também é conhecida como era da informação, ou seja, dos dados. Tudo é transformado em dado: ele é tão valioso quanto o dinheiro nos dias de hoje. É o motivo para muitas soluções funcionarem e se integrarem facilmente à vida de cada um. Quando fazemos uma compra on-line estamos gerando dados a partir da busca feita. A cada clique feito (ou não feito), mostramos nossos interesses e motivações. Assim, anúncios e recomendações são feitos de acordo com cada perfil, com base nos dados gerados.
Assim como ser orientado a dados, a inovação e o desenvolvimento acelerado são pilares dessa cultura. Os processos ágeis atrelados à era digital deixam qualquer negócio não adaptado para trás. Por isso, a competitividade aumenta consideravelmente. Da gestão ao produto, tudo precisa estar adequado a essa nova percepção para garantir que o negócio sobreviva.
Os principais desafios da era digital passam pela formação de times e o avanço significativo de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA). O primeiro problema se refere à dificuldade da área de Gestão de Pessoas das empresas na formação de times qualificados às novas exigências do mercado. Com a quantidade de habilidade se tornando obsoletas a cada ano, exige-se que a força de trabalho esteja em constante qualificação. O futuro é feito por uma mescla de competências técnicas e comportamentais voltadas ao digital.
Já a Inteligência Artificial está relacionada ao poder de novas tecnologias. Com ela, a substituição de empregos por máquinas é uma ameaça, o que vem transformando o modo de trabalho de muitos cargos profissionais. Independente do ramo digital, parece que saber usar a ferramenta para otimização do trabalho será um requisito.
As maiores entidades de pesquisa já alertam e comprovam esse cenário, como o World Economic Forum, que apontou para o fim de 85 milhões de empregos até 2025. Seja em razão de novas tecnologias, seja pelas novas exigências do mercado, novos empregos vão surgir e outros vão acabar por causa da era digital.
Engana-se quem pensa que trabalhar com o digital é trabalhar apenas com áreas de Exatas, em profissões que envolvem desenvolvimento de software ou segurança de sistemas. Pelo contrário, a gama de oportunidades digitais atravessa ramos como Marketing, Design e Comunicação.
Confira quais carreiras da era digital são apontadas como as mais promissoras:
A era digital é a era da capacitação. É preciso recorrer à educação para avançar na carreira e aproveitar esse novo momento do mercado de trabalho. Por isso, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) conta com cursos de graduação e pós-graduação atualizados com as novas demandas da era digital. Se você não quer ficar para trás, confira os cursos mais atualizados do mercado e inscreva-se para o vestibular.
Conheça os cursos de graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).