Profissões do futuro: quais áreas mais ganharão mercado?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Escolher uma profissão é desafiador. É preciso autoconhecimento para identificar seus talentos, capacidade de leitura do entorno para enxergar oportunidades e, se tudo isso já não fosse difícil, é importante ainda antever as tendências do mundo do trabalho. Mas como saber quais áreas vão bombar no futuro?

Fique ligado nas dicas abaixo sobre as profissões mais promissoras para o futuro e veja quais desses cursos mais combinam com sua vocação.

1. Programação e Ciências de Dados

Desenvolvimento de sistemas seguros estão entre as principais demandas do mercado futuro da área
Desenvolvimento de sistemas seguros estão entre as principais demandas do mercado da área. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Você já deve ter ouvido seus pais ou seus avós falarem frases como “hoje tudo é pelo computador”. Bem, eles não estão errados. O mundo vive uma digitalização sem precedentes, e essa é uma tendência definitiva. Do teletrabalho, cada vez mais comum, à popularização dos processos por blockchain, a área de dados computacionais é muito promissora.

Não existe um único curso para se inserir nesse ramo. Veja, a seguir, algumas opções que podem ajudar você a ter uma boa formação.

Veja também:

2. Engenharias

As engenharias têm a missão de desenvolver soluções produtivas, gerando emprego e renda para o País
As engenharias têm a missão de desenvolver soluções produtivas, gerando emprego e renda para o País. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Há dois consensos sobre o momento econômico do Brasil: é preciso industrializar o País para voltar a ter crescimento, e as engenharias são fundamentais nesse processo. Os cursos dessa área tem o desafio de formar profissionais capazes de criar soluções para impulsionar empresas nacionais. Um desafio enorme! Então, confira alguns desses cursos a seguir.

Leia também:

3. Áreas da Saúde

As áreas da saúde são cada vez mais demandadas, ainda mais com o aumento da expectativa de vida da população
As áreas da Saúde são cada vez mais demandadas, ainda mais com o aumento da expectativa de vida da população. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os diferentes cursos da área da Saúde já eram importantes, mas, com a pandemia, eles ganharam ainda mais centralidade. Foi possível perceber que os diferentes níveis de atenção são importantes, da prevenção à cura hospitalar, o que não falta é demanda. Adiante, veja áreas que tendem a se manterem bem aquecidas.

4. Gestão e Empreendedorismo

Ter conhecimentos técnicos e conhecer ferramentas de gestão são fatores-chave para os negócios do futuro
Ter conhecimentos técnicos e conhecer ferramentas de gestão são fatores-chave para os negócios do futuro. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Além de pensar em ramos de atividade, faz sentido refletir sobre abordagem. A Universidade Mackenzie tem expertise em empreendedorismo porque o enxerga como um pilar estratégico para o mercado futuro. Todos os cursos têm esses fundamentos, mas aqueles dedicados à área de gestão oferecem os instrumentos ideais. Conheça alguns deles abaixo.

A Universidade Mackenzie oferece outras dezenas de cursos. Que tal espiar mais em nosso site? Seu futuro pode passar por aqui.

73904cookie-checkProfissões do futuro: quais áreas mais ganharão mercado?