Desde a ascensão das startups, inúmeras áreas vêm aderindo a um vocabulário bem particular, com termos e siglas de origem inglesa. Isso tem acontecido não apenas no segmento de tecnologia, mas também em empresas de comunicação, finanças e varejo. Afinal, as transformações que vivemos hoje são globais, e o inglês é uma língua universal.
Mas será que você está por dentro desse novo universo? Listamos aqui 24 palavras que estão entre as mais importantes nesse novo ambiente organizacional. Confira!
1. Benchmarking
Processo em que se identificam as características que serão os diferenciais de um produto ou serviço.
2. Bootstrapping
Trata-se do modelo de autofinanciamento, quando o empreendedor dispõe de todo o recurso necessário ao projeto.
3. Business model canvas
Processo de listagem de ideias sobre desafios prováveis e formas de resolução para a startup tirar os planos do papel.
4. Cloud computing
Refere-se à computação em nuvem, que economiza recursos e permite a flexibilização do trabalho.
5. Coworking
Modelo de escritório compartilhado por empreendedores e profissionais liberais.
6. Crowdfunding
É o financiamento coletivo que costuma ser feito por portais específicos em projetos que dependem de aporte.
7. Demo day
Data em que se apresenta uma nova empresa a investidores e outros públicos importantes.
8. Due diligence
Trata-se de uma revisão feita periodicamente em setores específicos da empresa para apurar falhas ou detectar a conformidade de práticas e processos.
9. E-commerce
Refere-se à ideia de comércio eletrônico, em que lojas virtuais vendem produtos pela internet ou permitem que consumidores façam negócios entre si.
10. Early stage
Startup jovem, com até três anos.
11. Growth capital
Trata-se do aporte de capital necessário ao crescimento da startup após ela ter-se demonstrado viável.
12. Hurdle rate
O conceito se remete à taxa mínima de retorno necessária para que um investimento seja viável.
13. KPI
É o indicador-chave de desempenho pelo qual se mede o sucesso das metas da empresa.
14. Market fit
Refere-se ao produto ou serviço que se encaixou como uma luva no mercado.
15. MVP
O minimum viable product, ou mínimo produto viável, é uma versão compacta do que a startup oferece e que será testada.
16. Networking
Rede de relacionamentos com os públicos que envolvem a startup, passando por investidores, parceiros, fornecedores e clientes.
17. Pitch
Pequeno discurso de apresentação e venda do produto ou serviço da startup.
18. ROI
Return on investment ou retorno sobre investimento.
19. Royalties
Valor pago para direito de uso de marcas, patentes, franquias ou outra questão protegida por relação de propriedade intelectual.
20. Seed capital
Trata-se do capital semente, ou seja, aquele captado pela empresa no momento do seu nascimento.
21. Spin-off
Produto ou serviço elaborado por uma empresa que se desenvolve a ponto de ganhar vida própria e se desmembrar da corporação.
22. Stakeholder
Públicos internos e externos com os quais a startup dialoga: governo, investidores, funcionários, acionistas, concorrentes, mídia etc.
23. Startup
Empreendimento em estágio inicial com vocação de crescimento e consolidação, em geral inovador e ligado à área tecnológica.
24. Valuation
Mecanismo que visa mensurar o valor de mercado de uma empresa, considerando ativos, fluxo de caixa e expectativa de expansão comercial.
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Fonte: Conjet.