O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) acomete cerca de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA).
Para a pessoa diagnosticada na fase adulta, as situações vivenciadas na infância e adolescência se tornam mais óbvias, porém, novos obstáculos surgem, principalmente dentro do contexto profissional. Veja como adultos com TDAH podem lidar com os desafios no trabalho.
Como o TDAH influencia a vida adulta?
Pesquisadores no mundo todo estão avançando em pesquisas, principalmente no contexto do TDAH em adultos, uma vez que poucos estudos se concentram nesses aspectos.
De acordo com a ABDA, o transtorno se manifesta mais fortemente na fase adulta, sendo que:
- 2,8% da população adulta no mundo é diagnosticada com o transtorno;
- 2,2% das crianças no mundo recebem o diagnóstico.
No entanto, os dados expressam um problema em identificar a doença ainda na infância, dificultando o acesso ao tratamento precoce e à conquista de mais qualidade durante todas as fases da vida.
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Sintomas do TDAH
Apesar do estigma que envolve o TDAH, é preciso estar atento a três sinais característicos do transtorno, tais quais:
- desatenção;
- impulsividade;
- hiperatividade.
A intensidade dos sintomas é diferente de acordo com as fases da vida, dificultando também o diagnóstico. Além disso, boa parte dos adultos manifestam outras condições como insônia, depressão e alcoolismo.
Quais são os desafios no trabalho para adultos com TDAH?
Dentre os desafios enfrentados por adultos com TDAH, estão:
- falta de foco;
- desorganização;
- limitação na produtividade por longos períodos.
O transtorno pode gerar algumas consequências para o profissional diagnosticado, como:
- procrastinação;
- alterações de humor;
- problemas com rotinas;
- troca constante de empregos;
- desatenção em atividades simples;
- dificuldades para planejar e executar tarefas;
- conflitos com posições hierárquicas dentro do trabalho.
Algumas saídas são importantes para conseguir encarar os desafios no trabalho, como “abrir o jogo” com o chefe e reconhecer suas limitações e suas potencialidades.
Para Russell Barkley, professor de psiquiatria e pediatria na Universidade de Medicina da Carolina do Sul, existem três maneiras para adaptar o ambiente de trabalho e ter maior eficiência profissional. Conheça-as a seguir.
Gestão do tempo
Para superar os problemas com a desorganização e a desatenção, Barkley indica o uso de ferramentas para gerir melhor o tempo, programar lembretes e planejar tarefas. Segundo o professor, “o tempo é um inimigo do transtorno e, portanto, as ferramentas de gerenciamento são grandes aliadas para pessoas que sofrem da desordem”.
Espaços individuais
Ambientes de trabalho individuais, com fluxo reduzido de pessoas e poucos estímulos visuais são essenciais para que adultos com TDAH possam desenvolver seus trabalhos com mais tranquilidade e menos ansiedade.
Dinâmica entre equipes
Pessoas diagnosticadas com o transtorno podem estar mais abertas a conversas e socializações dentro do espaço de trabalho, mas também podem acabar perdendo a noção, segundo Barkley.
Portanto, gestores devem saber organizar a dinâmica entre equipes, e pessoas com TDAH precisam conhecer e reforçar seus pontos fortes para ocupar cargos ideais para os seus perfis.
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Fonte: Focus