Adultos com TDAH: como lidar com os desafios no trabalho?

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) acomete cerca de 2 milhões de brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA). 

Para a pessoa diagnosticada na fase adulta, as situações vivenciadas na infância e adolescência se tornam mais óbvias, porém, novos obstáculos surgem, principalmente dentro do contexto profissional. Veja como adultos com TDAH podem lidar com os desafios no trabalho.

Como o TDAH influencia a vida adulta?

Pesquisadores no mundo todo estão avançando em pesquisas, principalmente no contexto do TDAH em adultos, uma vez que poucos estudos se concentram nesses aspectos.

É preciso aprimorar o diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) para que o tratamento comece desde a infância. (Fonte: Pexels/Reprodução)

De acordo com a ABDA, o transtorno se manifesta mais fortemente na fase adulta, sendo que:

No entanto, os dados expressam um problema em identificar a doença ainda na infância, dificultando o acesso ao tratamento precoce e à conquista de mais qualidade durante todas as fases da vida.

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Sintomas do TDAH

Apesar do estigma que envolve o TDAH, é preciso estar atento a três sinais característicos do transtorno, tais quais:

  1. desatenção;
  2. impulsividade;
  3. hiperatividade.

A intensidade dos sintomas é diferente de acordo com as fases da vida, dificultando também o diagnóstico. Além disso, boa parte dos adultos manifestam outras condições como insônia, depressão e alcoolismo.

Quais são os desafios no trabalho para adultos com TDAH?

Dentre os desafios enfrentados por adultos com TDAH, estão:

Conhecer os sintomas do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é importante para saber como lidar com os desafios no trabalho. (Fonte: Freepik/Reprodução)

O transtorno pode gerar algumas consequências para o profissional diagnosticado, como:

Algumas saídas são importantes para conseguir encarar os desafios no trabalho, como “abrir o jogo” com o chefe e reconhecer suas limitações e suas potencialidades.

Para Russell Barkley, professor de psiquiatria e pediatria na Universidade de Medicina da Carolina do Sul, existem três maneiras para adaptar o ambiente de trabalho e ter maior eficiência profissional. Conheça-as a seguir.

Gestão do tempo

Para superar os problemas com a desorganização e a desatenção, Barkley indica o uso de ferramentas para gerir melhor o tempo, programar lembretes e planejar tarefas. Segundo o professor, “o tempo é um inimigo do transtorno e, portanto, as ferramentas de gerenciamento são grandes aliadas para pessoas que sofrem da desordem”.

Espaços individuais

Ambientes de trabalho individuais, com fluxo reduzido de pessoas e poucos estímulos visuais são essenciais para que adultos com TDAH possam desenvolver seus trabalhos com mais tranquilidade e menos ansiedade.

Dinâmica entre equipes

Pessoas diagnosticadas com o transtorno podem estar mais abertas a conversas e socializações dentro do espaço de trabalho, mas também podem acabar perdendo a noção, segundo Barkley.

Portanto, gestores devem saber organizar a dinâmica entre equipes, e pessoas com TDAH precisam conhecer e reforçar seus pontos fortes para ocupar cargos ideais para os seus perfis.

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Fonte: Focus

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