As redes sociais são excelentes ferramentas para aprimorar relações sociais. É possível manter o contato com os amigos e a família, trocar experiências, conectar-se com pessoas que possuem o mesmo interesse e, é claro, fazer networking com outros profissionais e empresas. Para que você saiba aproveitar os benefícios desse recurso em sua carreira, separamos algumas dicas.
Hoje em dia, praticamente todas as empresas estão presentes nas redes sociais. E, como elas sabem que as pessoas também estão conectadas, usam esses canais para investigar a vida e a rotina dos usuários. Por esse motivo, mesmo que seja uma rede social de uso pessoal, você deve saber que ela está exposta para quem quiser ver, inclusive possíveis recrutadores.
5 dicas úteis para estudar e aprender com EaD
As empresas buscam olhar os candidatos e identificar se existe alguma postagem que vá contra o que eles acreditam. Caso encontrem, podem até eliminar o profissional da disputa. Portanto, pense muito bem antes de publicar algo.
Às vezes, na empolgação, as pessoas fazem postagens de temáticas polêmicas ou em momentos de descontração que, ao serem averiguadas por uma empresa, podem prejudicar sua imagem como profissional. A dica nesse caso é evitar postar conteúdos desse tipo. Se, na hora de publicar algo, bater a dúvida se você deve ou não se expor, converse com um amigo e peça a opinião dele.
Em algumas redes sociais, como Facebook e Instagram, é possível criar um filtro e selecionar seus melhores amigos. Assim, quando você publicar algo, pode definir para quem quer que ela apareça, evitando que brincadeiras entre amigos sejam vistas de maneira errada.
Vale a pena fazer pós-graduação à distância?
No Facebook, por exemplo, você pode deixar suas postagens da seguinte maneira.
Uma das vantagens das redes sociais é a possibilidade de se conectar com outros profissionais da área. Você pode buscar uma comunidade que reúna pessoas com os mesmos interesses, seguir páginas e perfis ou enviar solicitações de amizade para quem tenha perfil parecido com o seu. Com essas funcionalidades você pode tirar dúvidas, conversar sobre experiências, conhecer mais sobre alguma empresa e até mesmo ficar sabendo a respeito de processos seletivos abertos.
O LinkedIn é uma rede social voltada para o mundo corporativo e excelente para fazer amizades com pessoas da mesma área de atuação que a sua. Você pode se conectar com pessoas, candidatar-se a vagas e ter acesso a conteúdos ricos postados por profissionais renomados do mercado — basta usar com sabedoria.
Leia mais sobre Mercado & Carreira
Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie