Não importa a etapa profissional que você esteja vivendo: ter um plano de carreira é fundamental para quem quer se destacar no mercado, em qualquer área. E qual é a pessoa mais indicada para te ajudar a traçar sua trajetória?
Você já deve ter ouvido falar em coach, mentor, terapeuta e sponsor. Sabe a diferença entre eles? Entenda para que casos cada um é indicado e escolha o profissional mais competente para te auxiliar em sua jornada.
Terapeuta
A psicoterapia é feita por um psicólogo e é um acompanhamento de longo prazo. Com o terapeuta, você se conhecerá melhor a cada dia e aprenderá a lidar com as próprias emoções, com o ambiente ao redor e desafios impostos por situações entre amigos e familiares.
É o melhor caminho para quem quer aprimorar o que chamamos de inteligência emocional. E como isso pode te ajudar profissionalmente? De várias formas. Se você quer empreender, por exemplo, a psicoterapia pode ser uma boa base para te ajudar a enfrentar os altos e baixos de gerir seu próprio negócio.
Se quer fazer carreira em uma grande empresa, desenvolverá soft skills desejadas pelo mercado, como autoconfiança, resiliência e controle emocional. Além disso, não é demais lembrar que uma vida pessoal em equilíbrio impacta positivamente seu dia a dia no trabalho e a forma como você gerencia seus sonhos. E a terapia te dará uma luz nesse processo.
Terapeuta não é “tudo igual”. Existem diversas abordagens da psicoterapia, como a cognitivo-comportamental e a corporal. É importante que você conheça cada uma dessas frentes e escolha a que mais se adeque ao seu perfil.
Coach
O verbo to coach, em inglês, é treinar. Então, o coach é aquele que treina você para um desafio, que pode ser empreender, começar uma carreira acadêmica ou ingressar em um mercado específico ou empresa.
Esse profissional te ajuda a olhar com clareza para o que você quer, definir bem seu objetivo e a pensar passos para chegar ao topo do seu sucesso. Com uma perspectiva prática, o coach dialoga com você a fim de combater barreiras que você mesmo impõe a si, as chamadas crenças limitantes.
Cabe lembrar também que há coaches específicos para diferentes áreas, como Marketing, Finanças, Executiva e Empreendedorismo. O ideal é buscar o que está mais próximo do seu propósito.
Mentor
Se você já sabe bem qual é a carreira que quer seguir ou está dentro do mercado em que quer crescer, talvez a mentoria seja o caminho mais indicado para você. O mentor é um profissional consolidado que já construiu uma trajetória relevante em um segmento. É aquela pessoa cuja carreira inspira, com muita história para contar e muito a ensinar.
O trabalho de mentoria parte da narrativa do mentor, que é uma espécie de conselheiro. Alguém que dá direcionamentos com base no que já viveu e enxerga no mercado. Muitos executivos e empreendedores são bastante abertos para oferecer mentoria. Além disso, em muitas empresas há profissionais seniores que auxiliam funcionários novos de casa, com base na jornada que já trilharam.
Sponsor
Aqui entra uma pessoa que pode auxiliar bastante aquele que quer empreender. Na tradução do inglês para o português, o sponsor seria algo como um padrinho ou patrocinador. Portanto, é aquele que vai apoiar sua ideia, seja viabilizando financeiramente, seja dando direcionamentos da maneira que lhe parecer mais rentável.
O sponsor só não é muito indicado para quem escolheu empreender pela liberdade de gerir o próprio negócio como bem entender. Isso porque esse profissional pode se envolver demais em suas decisões. Vale a pena pensar nesse aspecto e ter uma conversa franca com seu potencial apoiador.
Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!
Fonte: Infomoney, Na Prática.