Os prós e contras de uma pós-graduação diferente da formação original

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Profissionais que buscam mudar de área podem realizar uma pós-graduação diferente da formação original. Por exemplo, têm graduados em Letras que se especializam em Marketing. Assim como há engenheiro fazendo pós em programação. Mas a dúvida que fica é: será que essa é uma boa decisão?

O que é pós-graduação latu sensu?

Há dois programas de pós-graduação, um latu sensu e outro strictu sensu. O primeiro é voltado à especialização e busca qualificar o profissional para o mercado de trabalho.

O segundo está relacionado à esfera acadêmica tradicional. Ou seja, são mestrados e doutorados direcionados para pesquisa e produção científica, concedendo o título de mestre ou doutor a quem fizer.

O termo lato sensu vem do latim e significa “em sentido amplo”. Ele é utilizado para se referir a uma especialização que trabalha um tema específico de uma determinada área.

O tempo de uma pós latu sensu varia de acordo com a instituição de ensino. Segundo o Ministério da Educação (MEC), ele precisa ter, no mínimo, 360 horas no total, que podem ser ministradas tanto na modalidade presencial como no EAD.

Para cursar essa modalidade de ensino, o estudante precisa ter o diploma da graduação. Algumas faculdades também contam com processo seletivo, mas isso fica a critério de cada universidade.

Para fazer uma pós-gradução é preciso ter diploma da graduação. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Para fazer uma pós-gradução é preciso ter diploma da graduação. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Vantagens e desvantagens de um curso na mesma área de formação

Você se especializa

Na graduação você não tem muita oportunidade para se aprofundar em uma área específica, pois ela serve para te dar um norte geral dos principais assuntos relacionados ao curso que escolheu.

Já na pós-graduação latu sensu isso é possível, já que ela é destinada justamente para especializar o profissional na área de atuação que ele deseja trabalhar. 

Potencializa seu currículo

O mercado de trabalho hoje requer que os profissionais tenham contato prévio com as competências e habilidades exigidas na rotina da profissão. Fazer uma especialização na área é uma maneira de adquirir algumas dessas aptidões.

Não expande seus conhecimentos

Provavelmente você aprenderá algo novo, mas não diferente de tudo o que você já viu, afinal, em algum momento já passou pelo conteúdo na faculdade, mesmo que de forma bem generalista.

A especialização é um caminho para crescer profissional e pessoalmente. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
A especialização é um caminho para crescer profissional e pessoalmente. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Vantagens e desvantagens da pós-graduação em outra área

Mudança de carreira

Uma pós-graduação voltada para o mercado de trabalho é um excelente primeiro passo para mudar de carreira. Mas essa decisão deve ser feita a partir de um plano de carreira claro, com práticas bastante assertivas.

Networking

Na pós latu sensu é possível se conectar com pessoas de diferentes formações e experiências, sendo um ambiente favorável para trocar contato e para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Em alguns casos a especialização não é o suficiente para mudar de profissão

Nem todas as atividades profissionais podem ser exercidas sem um diploma de graduação. Um engenheiro, por exemplo, precisa ter um número do Registro Nacional do Profissional (RNP) para exercer essa profissão. 

O mesmo acontece com o médico, que precisa dispor de um registro do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM), ou um advogado que deve passar na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Isso significa que mesmo que faça uma pós-graduação, em alguns casos ela não permitirá que troque de profissão.

Desafios de escolher uma pós em outra área

Assim como na escolha da graduação, um dos desafios da pós está na escolha do curso. Principalmente hoje que com a opção presencial e EAD é possível encontrar muitas possibilidades, trazendo diversas dúvidas.

Para tomar uma decisão assertiva, é crucial analisar o que o mercado de trabalho tem buscado e alinhar isso com os seus interesses. É grande a demanda por profissionais na área de tecnologia, por exemplo. Especialistas em experiência do cliente e marketing digital também são algumas alternativas com muita chance de sucesso.

Leia mais:

Pós-graduação Mackenzie: conheça os cursos e saiba se matricular

Vida após a formatura: qual pós-graduação escolher?

7 benefícios da pós-graduação para a carreira

Fonte: Educa Mais Brasil, Rock Content, Pós Graduando

64460cookie-checkOs prós e contras de uma pós-graduação diferente da formação original